Dom Expedito Lopes realizou neste sábado (20) o ‘Dia D de Multivacinação e Poliomielite’

Ação teve o objetivo de ampliar a cobertura vacinal das crianças de 1 a 4 anos contra a paralisia infantil, além de atualizar as doses faltantes da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O Dia D de vacinação contra a paralisia infantil, para crianças de 1 a 4 anos, e de multivacinação para menores de 15 anos ocorreu neste sábado (20) em Dom Expedito Lopes. A ação promovida pela Prefeitura teve como objetivo incentivar a imunização do público infantil, principalmente com a aplicação da vacina contra a Poliomielite. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Neste sábado (20/8), a Prefeitura de Dom Expedito Lopes realizou o Dia D de Multivacinação em 03 unidades de saúde. (Sede, bairro Codó e localidade Buriti Grande).
Foi uma grande oportunidade para crianças e adolescentes, colocarem a carteira vacinal em dia.
A ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) acompanha a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, do Ministério da Saúde, para ampliar a cobertura vacinal, assegurando que doenças como poliomielite e sarampo não voltem a circular no país.
‘QUEM AMA VACINA’
Relação de vacinas do Dia D!
- Vacinas de rotina – hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
- Vacina contra a gripe (influenza) – disponível para pessoas acima de 6 meses de idade que ainda não receberam esta dose em 2022.
- Vacina contra a covid-19 - repescagem contínua para todos os públicos já convocados, tanto para primeira e segunda doses quanto para as doses de reforço.
É possível receber mais de uma vacina que estiver pendente no mesmo dia, inclusive a vacina anticovid.
Poliomielite
Seguindo a campanha nacional, A secretaria municipal de saúde de Dom Expedito Lopes reforça a necessidade de aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite. Apesar de o Brasil não registrar casos da doença desde 1989, o vírus continua presente em outros países, aumentando a necessidade de medidas preventivas.
Em julho, um caso da doença foi confirmado em Nova Iorque (EUA) e, neste mês, o vírus foi detectado nos esgotos novaiorquino e de Londres (Inglaterra). (https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2022/06/o-que-se-sabe-sobre-tracos-de-virus-da-polio-detectados-em-londres.html)
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus e não tem tratamento específico. A principal ferramenta para evitar a doença é a vacinação.
Quem deve se vacinar: o público-alvo para a campanha são todas as crianças menores de 5 anos de idade. Os bebês menores de 1 ano serão imunizados conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. Já os pequenos de 1 a 4 anos devem ser levados para receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP – a “da gotinha”), desde que já tenham recebido as três doses do esquema básico.
Sarampo
Assim como a pólio, o sarampo também não tem tratamento específico. Por ser uma doença altamente contagiosa, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção ao morbillivirus.
Este ano, já foram registrados 41 casos de sarampo no Brasil, nos estados do Amapá, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, reforçando o alerta para as ações preventivas.(https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2022/boletim-epidemiologico-vol-53-no28)
Além de vacinar as crianças, é importante que a população adulta jovem esteja imunizada contra essa doença, contribuindo para reduzir o risco de circulação do vírus.
O esquema vacinal prevê duas doses de vacina contra o sarampo: uma dose aos 12 meses de idade da tríplice viral (VTV - que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e uma dose da tetra viral ou SCRV (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses.
Adolescentes e adultos menores de 30 anos precisam ter tomado durante a vida duas doses de VTV ou SRC.
Nova oportunidade:
Além do Dia D de Multivacinação deste sábado (20/8), todas as vacinas do Dia D também são ofertadas continuamente nos postos de saúde do município até o dia 09 de setembro.
“Hoje atingimos um bom número de crianças vacinadas. Isso só mostra o quanto a população dom-expedito-lopense acredita no trabalho da secretaria de saúde do nosso município, pois toda nossa equipe está empenhada em cuidar das nossas crianças e os pais estão de parabéns por levarem seus filhos para vacinarem, a campanha segue até dia 09 de setembro e acreditamos que atingiremos as expectativas de vacinar todas as crianças e adolescentes de Dom Expedito Lopes”. Falou a secretária Dra. Sabrina Vieira.
Dra. Sabrina Vieira
IMAGENS DO DIA “D”
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
