Gasolina, conta de luz e diesel sobem inflação em 0,4% em maio

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a gasolina, oléo diesel e conta de luz contribuíram para que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, subisse em 0,4% no mês de maio, depois de encerrar em abril em 0,22%.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
No acumulado de 12 meses, segundo o Uol, o IPCA havia ficado em 2,86%, abaixo do limite mínimo da meta do governo. A meta estabelecida para 2018 é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas há uma tolerância de 1,5 ponto para cima e para baixo, ou seja, variando entre 3% e 6%.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A gasolina subiu 3,34% no mês passado e foi o item que mais contribuiu para o aumento da inflação. O óleo diesel apresentou alta de 6,16%. No caso da energia elétrica, a alta foi de 3,53%, após a volta da bandeira amarela. O gás encanado e a taxa de água e esgoto também ficaram mais caros.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O desemprego elevado e o grande número de pessoas que não estão a procurar de remuneração com carteira assinada, vêm limitando a alta de preços no país ao afetar a confiança e o consumo, e a inflação tem permanecido constantemente abaixo do objetivo do Banco Central.
Aexpectativa de analistas consultados m entrevista pelo Banco Central é que a inflação termine em 2018 com 3,65% , ou seja, dentro do limite da meta deste ano. Em maio, o Comitê de Política Monetária do BC decidiu manter a taxa de juros em 6,5% ao ano, menor nível da história (o Copom foi criado em 1996).
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
