Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Prof. Tiago Bonfim e equipe de Desbravadores visitam pontos turísticos em Dom Expedito Lopes

Por Josely Ecologista
Equipe de Desbravadores no Paredão do Maribondo Amarelo
Equipe de Desbravadores no Paredão do Maribondo Amarelo | Texto: Prof. Tiago Bonfim - Fotos: Prof. Tiago Bonfim e Josely Ecologista

Neste domingo, dia 17/07, uma comitiva de aventureiros de Picos-PI visitou e se encantou com as belezas naturais de Dom Expedito Lopes-PI

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O grupo de amigos apaixonados pela fauna e flora piauiense tem objetivo de conhecer e divulgar as potencialidades turísticas regionais.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Na visita a Dom Expedito Lopes o grupo teve como anfitrião o Desbravador  piauiense Josely Ecologista (@joselyecologista2021). Considerado o maior desbravador e conhecedor de locais com vestígios históricos, arqueológicos e belezas naturais inexplorados da macrorregião de Picos-PI.

Desbravador Josely Ecologista

Na região de Dom Expedito Lopes o ecologista coleciona muitas histórias e mistérios regionais, bem como centenas de pontos com potencial turístico que valem a pena ser visitados e explorados.

“Foi um passeio maravilhoso, um momento de desfrutar da natureza e das belezas naturais, acompanhado de muita história, ciência e mistérios”, destacou o prof. Tiago Bomfim.

Prof. Tiago Bonfim

O roteiro da visita passou pela Furna do Pokemom; (na localidade Saco dos Bois), Pedra do Cabeço (que deu origem à cidade); Paredão do Maribondo Amarelo com vastas pinturas com pigmentações de cores variadas; Furna da Velha Seca e Furna da Quitéria.

Um lugar de povo muito hospitaleiro e que carrega muitas histórias e lendas, como a Lenda da Velha Seca e o Conto da Quitéria - personagem histórica que fugiu de Oeiras e se refugiou na região com seus escravos. Além dessas histórias os locais também retratam vestígios de população primitivas que viveram lá registradas pelas pinturas rupestres deixada pelos nossos ancestrais – veja as fotos!

Além da beleza e história, o lugar tem um grande potencial para desenvolvimento de esportes de aventura como rapel por exemplo.

Visitantes: Prof. Tiago Bonfim, Mateus Oliveira, Ismael Borges, Ana Paula, Gabriel Bonfim.

OBS: Texto Prof. Tiago Bonfim

Imagens:

Fonte: Texto: Prof. Tiago Bonfim - Fotos: Prof. Tiago Bonfim e Josely Ecologista

Comente