Delegado José Neto ministra palestra sobre o 18 de Maio em Dom Expedito Lopes

O evento ocorreu nesta quinta-feira 26 no Centro Esportivo Tio Zé.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O delegado que atende na Delegacia de Polícia Civil Regional de Picos, foi o palestrante convidado pela Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Tutelar.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O encontro iniciou com a cerimonialista Francisca Mary formando uma mesa de honra.
Francisca Mary - Cerimonialista
Mesa de honra
A presença cristã é fundamental nos eventos do município, nesse evento o convidado para iniciar os trabalhos com a palavra de Deus foi o pastor Leandro da Igreja Batista Renovada.
Pr. Leandro de Moura
A presidente do conselho tutelar Elizângela usou a palavra falando da importância do evento e fez a abertura oficial das palestras.
Elizângela Conselho Tutelar
A secretária municipal de saúde, Dra. Sabrina Vieira que também é a presidente do CMDCA, falou sobre a parceria da secretária de saúde junto a rede de proteção da criança e do adolescente, onde toda equipe está disponível para colaborar de forma prioritária caso sejam acionadas.
Dra. Sabrina Vieira
O palestrante tratou sobre o tema de abuso sexual na adolescência e na infância, cujo público alvo foi formado por alunos do ensino fundamental 1 da escola municipal João Belarmino do Vale e alunos do ensino fundamental 2 do ginásio Francisco Belo de Sousa
O Dr. José Neto que estava acompanhado da agente Thuany e da estagiária Bruna, enfatizou a importância das vítimas denunciarem qualquer forma de abuso sexual, pois é por meio da denúncia do crime que a Polícia Civil instaura o inquérito policial e dá início às investigações para responsabilizar os agressores.
(Confira as informações do Delegado José Neto no vídeo abaixo).
A agente policial Thuany e a aluna do curso de direito Bruna, estagiária do 3º Distrito também falaram sobre a importância de um encontro como esse para que as crianças e adolescentes saibam que devem e podem denunciar, pois eles tem à polícia civil como aliados para punirem os supostos culpados.
Bruna - Estagiária
Thuany - Policial Civil
O secretário municipal de Assistência social Joaquim Barbosa, agradeceu a visita da equipe da polícia civil em nome do delegado José Neto e enfatizou a importância de um evento como esse para o município, assim incentivando e encorajando a todos a denunciarem caso acontece algum tipo de tentativa de abuso com crianças e adolescentes.
Joaquim Barbosa
Esse evento foi mais uma ação conjunta da rede municipal em alusão ao 18 de maio, “Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A data é referente ao Caso Araceli. No dia 18 de maio de 1973, uma criança de oito anos chamada Araceli Crespo, foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo. Seis dias depois, seu corpo foi encontrado, no município de Vitória, desfigurado com ácido e com sinais de violência sexual. Em 2020, o Congresso Nacional instituiu a data como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil em alusão a esse crime.
Os alunos, professores e organizadores do evento ficaram bastante lisonjeados com a presença do delegado e de uma policial feminino representando a Polícia Civil para tratar de um tema tão importante neste 18 de maio que é dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O evento contou ainda com a participação de autoridades do município, secretário de Assistência Social Joaquim Barbosa, secretária de saúde Sabrina Vieira, Secretário de esporte Wilson Filho, vereador Jonislei (Dioro), vereadora Valdivia diretores e convidados.
No final a presidente do conselho tutelar repassou uma lembrança para o delegado com produtos produzido no município.
A equipe distribuiu lembrancinhas e lanches para todos presentes.
Confira depoimento das conselheiras Michely e Elizângela no vídeo
IMAGENS DO EVENTO:
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
