Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

TV Cidade Verde visita Paredões com Pinturas Rupestres em Dom Expedito Lopes

Por Josely Ecologista
TV Cidade Verde visita Pinturas Rupestres em Dom Expedito Lopes
TV Cidade Verde visita Pinturas Rupestres em Dom Expedito Lopes | ASCOM

A cidade de Dom Expedito Lopes, município localizado a quase 300 km da capital Teresina, é conhecida por seus paredões com pinturas rupestres.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Participe do nosso grupo: WhatsApp

No último sábado (07), a equipe da TV Cidade Verde/Picos afiliada a Rede SBT no Piauí esteve em Dom Expedito Lopes para conhecer as pinturas rupestres de alguns dos sítios arqueológicos na ocasião foram visitados 3 paredões (Paredão do Maribondo Amarelo, Paredão do Pokémon e Gruta da Quitéria), todos próximos da sede município.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

 Os locais guardam registros históricos da passagem do homem pré-histórico na região piauiense.

A equipe de TV foi recepcionada pela Jornalista Aline Alves que trabalha na TV, mas mora em Dom Expedito Lopes, acompanhada do historiador Tonny César e o Ambientalista e Desbravador Josely Ecologista (blogueiro R-10).

A equipe da TV Cidade Verde veio formada pelos repórteres Edvan Oliveira, e o Lucas Cavalcante repórter cinematográfico e claro da jornalista Aline Alves.

O historiador, Tonny César, explica sobre a técnica utilizada para a pintura nas pedras.

"As pinturas são feitas de vários materiais triturados, argila, saliva, clara de ovo, rezina. São uma série de materiais encontrados na própria natureza, no próprio local", disse o historiador.

Além do Paredão do Maribondo Amarelo a equipe visitou o paredão dos Saco dos Bois (paredão do Pokémon), Pedra Cabeço (símbolo da origem do município) e a Furna da Quitéria na Baixa Grande.

Pontos Turísticos:

O Sítio Arqueológico Paredão do Maribondo Amarelo:

Fica localizado na localidade Alagoinhas nas propriedades de dona Marieta (in memória). As pinturas foram encontradas já há muitos anos, mas somente em 2009 através da equipe Desbravadores DEL que deu visibilidade, atraindo estudantes para conhecer e avaliar os valores históricos dessas artes rupestres. O paredão ganhou esse nome em uma visita do jornalista Amadeu Campos em uma matéria especial da TV Cidade Verde nos 25 anos da TV.

Paredão do Saco dos Bois:

Chama atenção por ter uma pintura rupestres que símbolo uma divindade (pintura do Pokémon) e também imagens de pegadas talhadas em rochas. 

Pedra Cabeço:

Símbolo de origem do município.

Furna da Quitéria:

A furna ou gruta da Quitéria como é conhecida fica localizado na localidade Baixa Grande e amem-se ter registro com pinturas rupestres também é rodeado de contos. ‘Sinopse do Conto’: No período da escravatura, uma revoltosa fugiu de Oeiras acompanhada de escravos e se refugiou nessa caverna, onde lutava contra seus inimigos.

Além desses locais visitados pela TV Cidade Verde também destacamos as pinturas rupestres da Furna da Velha Seca localizado no bairro Pequis, onde se encontra a lenda mais antiga da região.

Paredão da Velha Seca.

Confira matéria da TV no vídeo abaixo. 

Fonte: ASCOM

Comente