23ª Marcha encerrou com a Leitura da Carta; documento será entregue às autoridades dos Três Poderes

A XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi encerrada oficialmente nesta quinta-feira, 28 de abril, com a leitura da Carta Municipalista, que será entregue aos presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Congresso, Rodrigo Pacheco; e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Tradicionalmente, a leitura do documento elenca os principais acontecimentos do evento e destaca os debates com os representantes dos três Poderes.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O prefeito Valmir Barbosa esteve presente na Marcha ao lado da Primeira-dama Valdiva Moura e falou através das suas redes sociais sobre a importância de estar presente nesse grande momento de máxima importância para o município.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
#Repost @valmir.barbosa.oficial.
“Hoje, quinta-feira, finalizou a XXIII Marcha dos Prefeitos em Brasília. Durante o evento, levamos as demandas municipalistas ao governo federal para termos soluções.
Foi um evento proveitoso pela oportunidade de debatermos e refletirmos sobre os problemas presentes nos municípios brasileiros a procura de soluções concretas. E ao mesmo tempo, foi um evento enriquecedor, no qual a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) compartilharam experiências com os gestores presentes sobre a temática Cidades do Futuro. "Planejamento de longo prazo tem a ver com as decisões que são tomadas hoje". Foi com essa frase que o palestrante, Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR) iniciou a palestra. Pudemos observar que as cidades do futuro irão se desenvolver de forma sustentável, utilizando energias limpas, para que as futuras gerações possam viver bem.
Desse modo, aprendi, debati, vi soluções e novos caminhos para o desenvolvimento do nosso município. Assim volto convicto que a longo prazo solucionaremos concretamente os entraves para o crescimento sócio-econômico municipal”.
O Prefeito Valmir Barbosa participou também de reunião no plenário da Câmara Federal com a bancada de deputados federais do Piauí em defesa do municipalismo piauiense. (Na última terça feira 26/04)
O ato final da mobilização foi conduzido pelo consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Hugo Lembeck.
Em 2022, a maior mobilização municipalista da América Latina reuniu aproximadamente 8.100 autoridades municipais em Brasília. Por se tratar de ano eleitoral, o documento destaca as propostas dos candidatos à Presidência da República e as conquistas alcançadas na realização do evento, como a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 119/2022 do mínimo da Educação, oriunda da articulação da CNM para contribuir com o texto e aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021. A aprovação do Projeto de Lei (PL) 4.576/2021, que regulamenta as associações de Municípios e vai permitir mais segurança jurídica para as entidades representativas, foi outro destaque de vitória.
Mais uma vez, o presidente da República e outras autoridades marcaram presença na abertura da Marcha. Também no palco principal, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco; da Câmara, Arthur Lira; e parlamentares prometeram empenho no avanço de demandas municipais durante debates sobre os principais pleitos do movimento municipalista. Ainda na programação principal, o evento marcou a celebração de 5 anos de fundação do Movimento Mulheres Municipalista (MMM), que tem o objetivo de aumentar a inserção das mulheres na política brasileira.
Outro momento marcante foi a homenagem feita pela CNM às vítimas da Covid-19 e a atuação dos Municípios na pandemia. Nas arenas temáticas, colaboradores da Confederação e convidados orientaram o público sobre assuntos relevantes de áreas fundamentais da administração municipal. Confira a íntegra do documento clicando no texto em azul: CARTA DA XXIII MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS
Print da Carta:
Fonte: https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/leitura-da-carta-encerra-a-xxiii-marcha-documento-sera-entregue-as-autoridades-dos-tres-poderes
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
