Membros do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Dom Expedito Lopes tomam posse

Os integrantes do (COMUD/DEL) Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Dom Expedito Lopes tomaram posse em cerimônia realizada nesta terça-feira (12).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O evento aconteceu no Centro Esportivo Tio Zé e contou com um grande público.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A solenidade de posse dos conselheiros contou com a presença do prefeito Valmir Barbosa, secretários municipais, Diretores, beneficiários e população em geral. Contou ainda com a presença do Secretário da SEID Mauro Eduardo da Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI) a Professora Helena Lima e da Assistente Social Marta Amorim.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem a finalidade de promover políticas públicas que garantam às pessoas com deficiência o exercício pleno dos direitos básicos, como a Educação, Saúde, e Trabalho.
Para o prefeito Valmir Barbosa, a posse dos novos conselheiros representa mais um ato de união entre os poder público e sociedade civil pelo fortalecimento de novas políticas públicas em benefício das pessoas com deficiência. “É por meio dessa união que conseguimos conduzir melhor nossas ações e dispor do apoio que as pessoas precisam”, disse o prefeito.
Prefeito Valmir Barbosa
O Conselho é empossado pela Prefeitura de Dom Expedito Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo um órgão colegiado com caráter permanente. É composto por representantes governamentais e da sociedade civil, que têm a missão de fiscalizar e deliberar a política publica municipal quanto aos direitos da pessoa com deficiência. Tem objetivo de promover políticas públicas que garantam às pessoas com deficiência o exercício dos direitos básicos, como a Educação, Saúde, e trabalho.
Na ocasião do evento aconteceu ainda o seminário de inclusão da pessoa com deficiência com palestras ministradas pelo secretário Mauro Eduardo (Políticas Públicas Para Pessoas com Deficiência) e a Predidente do CONEDE-PI professora Helena Lima (A Importância da Política de Inclusão e dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
Na oportunidade também ocorreu o dia D de cadastramento das pessoas com deficiência do município de Dom Expedito Lopes dentro do projeto Piauí Inclusivo.
Na abertura do evento foi executado os hinos Nacional e Municipal pela FAMDEL (Fanfarra Municipal de Dom Expedito Lopes), com a participação do músico Jorginho (com deficiência visual).
O secretário Joaquim do PT Falou sobre a importância do conselho para colaborar junto as pessoas com deficiência. “Muitas pessoas tem suas limitações e agente precisa fazer essa integração e é nesse seminário que vamos discutir como trabalhar e viver dentro desse cenário com essas limitações de forma integradas é que possa de fato viver em harmonia com todos”. Expressou o secretário.
Secretário Joaquim Barbosa
“Hoje eu não poderia deixar de externar minha alegria, de poder estar presente na posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUD/DEL), eu sou uma amante dessa causa”. Pontuou a Assistente Social Jaqueline Borges.
Jaqueline Borges
O vereador Dioro falou que com a criação do concelho ficará melhor para tratar os interesses das pessoas com deficiência.
Vereador Dioro
Ainda no evento foi entregue as carteiras para as pessoas com deficiência.
Confira videis com depoimentos do Secretário da SEID - Mauro Eduardo, Presidente do CONEDE - Helena Lima, Prefeito Valmir Barbosa, Secretário Joaquim do PT e a Assistente Social Jaqueline Borges.
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
