Hipopótamos: da ternura à ferocidade

Com sua aparência fofa, é difícil acreditar que os hipopótamos fazem parte das espécies animais consideradas mais perigosas de todo o planeta. A sua agressividade os torna a espécie que mais causou mortes na África, o continente onde vivem, mesmo à frente dos leões. A sua ferocidade é tal que se estima que matam em média 500 pessoas por ano no continente africano.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Apesar de ser um animal com uma aparência agradável e fofa, o seu tamanho por si só já impõe: é o terceiro maior mamífero da Terra depois do elefante africano e da baleia azul. Devido ao seu tamanho, eles podem se tornar muito pesados, chegando a 1800 quilos no caso de um hipopótamo comum. O fato de passarem grande parte do dia comendo é o que explica o seu grande volume. Em cada um dos jogos de caça níquel você terá a chance de ganhar, sem necessidade de sair da sua casa.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O que os hipopótamos comem?
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Os hipopótamos são considerados animais noturnos, são semi-aquáticos e passam em média 16 horas submersos na água, mas à noite saem em busca de comida. Em apenas quatro ou cinco horas, um hipopótamo pode consumir até 150 quilos de grama. Embora possam atacar outras espécies caso se sintam ameaçados, os hipopótamos são animais herbívoros e a sua principal fonte de alimento são raízes, folhas e plantas em geral, além de tubérculos ou qualquer fruta caída das árvores.
Uma das suas frutas favoritas é a melancia, que eles podem comer em uma mordida e desfazer instantaneamente na sua enorme boca, esmagando-a com as suas poderosas mandíbulas. As quantidades de alimentos que consomem todos os dias são imensas, o que significa que, no caso do hipopótamo comum, o seu peso normal varia entre 1.500 e 1.800 quilos. No entanto, você também pode encontrar outra espécie de hipopótamo, o hipopótamo pigmeu, que, em geral, não chega a pesar 300 quilos.
Dez curiosidades que você não sabia sobre o hipopótamo
Além dos dados já citados, o hipopótamo é um animal enigmático e cheio de curiosidades. Os seu troncos em forma de barril e pernas curtas lhe dão uma aparência amigável no início, embora seja realmente muito perigoso sentir-se ameaçado. E o seu medo não é para menos, pois está em perigo de extinção devido ao seu principal predador, o humano, que ainda os mata e caça para comercializar a sua valiosa carne ou extrair o seus valiosos dentes de marfim. Além disso, você deve saber:
1. Esta espécie é encontrada quase exclusivamente em algumas regiões da África, onde vive em pequenos rebanhos em rios e pântanos e pasta nas suas margens. Embora também na década de 1980, uma espécie nativa da África, o Hippopotamus amphibius, foi introduzida na América, o que explica a origem dos hipopótamos na Colômbia.
2. O seu nome vem do latim Hippopotamus, palavra que, por sua vez, deriva de duas palavras gregas antigas que significam “cavalo e rio”. Portanto, o hipopótamo pode ser considerado um 'cavalo do rio'.
3. Os hipopótamos passam grande parte do dia submersos em rios e pântanos, mas não podem passar mais de cinco minutos com a cabeça submersa, ou se afogarão. Então eles colocam a sua cabeça na superfície para respirar.
4. Eles adoram lama e muitas vezes estão cobertos por ela. Essa lama acumulada na pele por todo o corpo permite que eles sejam protegidos das picadas de mosquito.
5. A sua pele, escura e com poucos pelos, também é humedecida graças a uma substância oleosa avermelhada que o próprio hipopótamo produz e que lhe permite proteger-se dos raios solares.
6. Existem apenas dois tipos de hipopótamos (o 'comum' e o 'pigmeu') e podem viver entre quarenta e cinquenta anos.
7. O período de gestação do hipopótamo vai de 210 a 250 dias e tem apenas um filhote a cada dois anos, aquele que nasce debaixo d'água e pesa cerca de 100 quilos.
8. Embora sejam muito volumosos, lentos e com as pernas muito curtas, são capazes de correr a uma velocidade de 30 quilômetros/hora em curtas distâncias.
9. Estima-se que exista atualmente uma população de hipopótamos de cerca de 13.000, mas está em sério perigo de extinção. Não é apenas ameaçado por humanos, mas também enfrenta a ameaça de crocodilos, hienas e leões.
10. As presas do hipopótamo crescem continuamente e, se quebrarem, voltam a crescer. Ao bocejar, sua boca grande também impressiona, pois quando está aberta pode medir até um metro. O mais curioso é que esse bocejo não precisa significar que o hipopótamo adormeça, mas muitas vezes boceja como um gesto de ameaça.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
