Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Bangladesh comemora o “Mother Language Day”

Por Jornalista Milton Atanazio
| Embassy News
Embaixadora Sadia Faizunnessa promove cerimônia virtual que teve a participação da UNESCO e do GDF

Em 1999, a data de 21 de fevereiro foi declarada pela UNESCO como o Dia Internacional da Língua Materna. O objetivo é lembrar a riqueza da diversidade linguística e cultural, como ainda para promover p multilinguismo. Nesse sentido, a embaixada de Bangladesh em Brasília realizou evento on-line nesta segunda-feira (21), em parceria com a UNESCO Brasil e o Governo do Distrito Federal (GDF).  A cerimônia contou com a participação de diplomatas, autoridades políticas e teve apresentações culturais.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu esta data em sua resolução Cultura de Paz, dando-lhe o status de observância global. Para Bangladesh este dia representa o sacrifício para estabelecer o direito de usar a língua materna. A embaixadora de Bangladesh, Sadia Faizunnessa realizou a abertura, sendo seguida por Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora da UNESCO Brasil. Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, falou em nome do GDF.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

De Bangladesh, participou Kamal Abdul Naser Chowdhury, coordenador-chefe do Comitê de Celebração do Pai da Nação Mujibur Rahman Bangabandhu. Também discursou o Embaixador Shabbir Ahmad Chowdhury, Secretário do Ministério das Relações Exteriores de Bangladesh.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Os Embaixadores da França, Sri Lanka e Reino Unido no Brasil também se pronunciaram. Em seguida, discursou o boliviano Eddie Avela, vencedor do primeiro Prêmio Internacional de Língua Materna. A programação cultural contou com apresentações de música e danças típicas da Argentina, Bangladesh, Brasil, Cuba, Egito e Jamaica. Finalizando a cerimônia foi exibido um vídeo com crianças de diferentes nações falando sobre a importância da língua materna.

Reveja o evento no canal da embaixada no Youtube.

História – O dia 21 de fevereiro de 1952 tem grande importância na história de Banglasdesh . Uma demanda da população do Paquistão começou sua demanda para ter o reconhecimento do bangla (ou bengali), falado pela maioria dos moradores daquela região, como uma das línguas do estado.

O governo paquistanês negou o pedido e teve início uma grande marcha pelo país, num protesto que foi reprimido, gerando mortes. O movimento nacionalista culminou com a independência de Bangladesh, em 1971, adotando como denominação oficial o nome da sua língua.

Entre os mártires do movimento de independência estão o de Salam, Barkat, Rafiq, Jabbar e milhares de outros. ​​Conforme a embaixada, o movimento em defesa da língua “foi a semente da independência de Bangladesh, semeado naquela luta histórica pelo Bangla”.

Na capital Dhaka está o monumento Shaheed Minar, dedicado aos “mártires da língua”. O local é uma lembrança daqueles que foram mortos durante as manifestações do movimento de 1952. Anualmente, em fevereiro ocorrem ali apresentações, danças, dramas de rua com o idiomae herança de Bangladesh. Além disso, uma feira do livro que dura um inteiro, atraindo milhares de pessoas.

Fonte: Embassy News

Fonte: Embassy News

Comente