DEL/PI - Prefeitura distribui sementes e mudas de caju

Prefeitura de Dom Expedito Lopes, Através da Secretaria Municipal de Agricultura, Distribui sementes de feijão, milho e mudas de Caju.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A ação foi desenvolvida em parceria com a EMATER-PI,
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A prefeitura municipal de Dom Expedito Lopes, realizou a distribuição de mais de duas mil mudas de caju anão precoce e 700kg de sementes de feijão e milho para agricultores do município.
A ação tem como objetivo, impulsionar a agricultura familiar no município que tem um um forte setor primário. A aquisição das mudas se deu pela parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e o EMATER-PI.
Ao todo, a gestão do prefeito Valmir Barbosa está distribuindo 3.000 mudas de caju anão precoce e mais de 1.000kg de sementes (feijão e milho) para os agricultores do município interessados no plantio, parte da distribuição ficará por conta do sindicato rural do município.
A ação é desenvolvida com apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria da Agricultura Familiar.
O Programa de Distribuição de Sementes e Mudas tem como objetivo fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético propiciando, assim, o aumento da produtividade das culturas para elevar o nível de renda das agricultoras e dos agricultores familiares.
A distribuição foi realizada na garagem da prefeitura e contou com a presença do prefeito Valmir Barbosa, Secretários: Marcilene Barros (agricultura), Francival (Administração), Joaquim do PT (Social), Vereador Everaldo Gonçalves, Técnicos da Secretaria municipal de Agricultura e colaboradores.
O Sindicato Rural do município também fará distribuição de mudas e sementes no município.
As mudas e sementes cedidas pelo governo do estado foi muito inferior às necessidades dos produtores rurais, motivo que levou a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciar um planejamento para criação de um banco de sementes no próprio município.
Nossa equipe do Portal R-10 conversou com a Secretária Marcilene Barros e o responsável pela EMATER na região o Dr. Francisco Gonçalves:
“É um prazer estar aqui hoje realizando mais essa entrega de sementes e mudas de caju, já é o segundo ano consecutivo na minha gestão, que fazemos essa distribuição, então é um recurso que vem do governo do estado em parceria com a agricultura familiar, em parceiros também com o órgão nosso parceiro a EMATER, então agente como gestara da secretaria de agricultura, agente tem esse prazer de fazer essa distribuição aos produtores da região, aqueles produtores que querem aproveitar o período chuvoso, para fazerem implantou da semente do feijão, milho, das mudas de caju, temos uma grande procura dos produtores rurais, para que aja esse cultivo dessas sementes, mas é uma quantidade muito pouca que veio, em comparação ao números de produtores que temos na nossa região, mas mesmo assim é satisfatório porque atendemos a uma boa quantidade de produtores, sempre temos bons resultados, sempre que fazemos a entrega das sementes e mudas, acompanhamos o trabalho dos agricultores e vemos o resultado, que realmente os produtores plantam, cultivam e obtém frutos dessa plantação e agente fica grato por isso, agente agradece a Deus, agradece ao gestor municipal que sempre tá correndo atrás, sempre tá na luta em buscar de conseguir algo para melhorar a vida dos agricultores rurais do município”. Expressou a Secretária Municipal de Agricultura Marcilene Barros.
Secretária Marcilene Barros
“Todo ano o EMATER faz essa distribuição em consonância com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do governo do estado do Piauí, sempre agente recebia sementes de palma, de feijão, de milho, de caju em quantidade maior, e agora que nosso município é um caju de qualidade com um brix, superior s todos os municípios da região, nós solicitamos aos governantes que os agricultores estão clamando por causa da quantidade de sementes de feijão, de milho e principalmente do caju, que a nossa terra é excelente, com aptidão grande para o caju, e aí nós estamos fazendo essa distribuição aqui hoje, apenas 300kg de milho e 400kg de feijão e das mudas 3.000 mudas, que no mínimo deveria ser sete, oito mil mudas, deveria ser oitocentos a mil kilos de feijão, oitocentos a mil kilos de milho, que o nosso município tem uma aptidão muito grande também para milho, feijão e melhorar essa situação”. Falou o senhor Francisco Gonçalves responsável pelo diretório regional da EMATER.
Dr. Francisco Gonçalves (EMATER)
Imagens:
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
