Secretaria Mun. de Esportes inicia projeto de atividades físicas com idosos no Gaturiano.

A terceira idade é um desafio para o ser humano, principalmente, quando ele é atingido por alguns agravantes como a solidão, a falta de atividades por aposentaria, ou mesmo por impossibilidade física. Também há situações familiares em que os filhos partem e com isso a vida fica meio sem sentido e isso faz muita diferença para quem tanto fez pela vida e ficam se sentindo “inúteis” e neste momento é que um grande aliado surge o que ao contrário do que muitos pensam pode ser o grande remédio, pois auxilia no tratamento psicológico: o exercício físico.
De acordo com psicólogos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Essa é uma fase em que o medo da morte, a perda da autonomia e a solidão são fatores importantes que podem vir a causar ansiedade, insônia, depressão, além das doenças associadas ao próprio envelhecimento, como Alzheimer e quadros demenciais. "Tristeza profunda, choro constante, irritabilidade, queixas 'sem motivo' e mudanças bruscas de comportamento podem ser indicativos de problemas com a saúde mental dos idosos".
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A pandemia veio agravar esse cenário, já que muitos não dominam a tecnologia de comunicação e a falta de amigos e a perda deles, o isolamento imposto, geraram condições que prejudicaram muito a saúde desta parcela tão importante da sociedade.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
"Sendo eles do grupo de risco, esse isolamento lhes fora imposto a fim de lhes proteger e a solidão que já é tão comum neste período da vida veio agravar".
Alerta - Há algumas recomendações que podem aliviar esses sintomas, e uma delas é o cuidado com a saúde destas pessoas idosas.
Pensando nessas situações o Prof. Wilson Filho, Secretário de Esportes de Dom Expedito Lopes, resolveu criar o projeto (Atividade Física Como Método de Reabilitação na Vida do Idoso), com o apoio de Josimara, Profissional em Educação Física para melhorar a saúde dessa classe da Melhor Idade. Criando uma atividade onde os idosos pratiquem atividades físicas com danças, uma forma alegre de se exercitar e os resultados vem sendo incríveis, a vida desses idosos têm melhorado de forma excepcional.
“O projeto desenvolvido com os idosos de Serra dos Pinheiros nos oportunizou provar por meio de atividades desenvolvidas e avaliações que é possível conseguir reduzir peso, controlar a pressão arterial, baixar a glicemia é outros benefícios. Além de uma vida fisicamente ativa também uma vida socialmente ativa. Uma outra realidade a partir do projeto”. Pontuou o Secretário Wilson Filho.
Wilson Filho, Secretário de Esportes.
Devido o grande sucesso com os idosos da Serra dos Pinheiros, o projeto está sendo iniciado na localidade Gaturiano.
Nesta terça-feira (30), aconteceu a aula inaugural, com a participação do grupo da Serra dos Pinheiros, a Profissional Josimara ficou surpresa com a energia dos participantes daquela comunidade.
A aula inaugural contou com a participação de algumas autoridades entre elas: o Prefeito Valmir Barbosa, Nutricionista Dra. Bruna, Secretária de Agricultura Marcilene Barros, Secretário de Obras Lucas Cardoso, Secretária de Saúde Dra. Sabrina Vieira e o idealizador do projeto Secretário de Esportes Wilson Filho e ainda a técnica em enfermagem Edilene da Serra dos Pinheiros e a ACS Gilda do Gaturiano.
Confira imagens desse evento.
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
