Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Secretaria Mun. de Esportes inicia projeto de atividades físicas com idosos no Gaturiano.

Por Josely Ecologista
Projeto Atividade Física Como Método de Reabilitação na Vida do Idoso
Projeto Atividade Física Como Método de Reabilitação na Vida do Idoso | ASCOM

A terceira idade é um desafio para o ser humano, principalmente, quando ele é atingido por alguns agravantes como a solidão, a falta de atividades por aposentaria, ou mesmo por impossibilidade física. Também há situações familiares em que os filhos partem e com isso a vida fica meio sem sentido e isso faz muita diferença para quem tanto fez pela vida e ficam se sentindo “inúteis” e neste momento é que um grande aliado surge o que ao contrário  do que muitos pensam pode ser o grande remédio, pois auxilia no tratamento psicológico: o exercício físico.
De acordo com psicólogos.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Essa é uma fase em que o medo da morte, a perda da autonomia e a solidão são fatores importantes que podem vir a causar ansiedade, insônia, depressão, além das doenças associadas ao próprio envelhecimento, como Alzheimer e quadros demenciais. "Tristeza profunda, choro constante, irritabilidade, queixas 'sem motivo' e mudanças bruscas de comportamento podem ser indicativos de problemas com a saúde mental dos idosos".

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A pandemia veio agravar esse cenário, já que muitos não dominam a tecnologia de comunicação e a falta de amigos e a perda deles, o isolamento imposto, geraram condições que prejudicaram muito a saúde desta parcela tão importante da sociedade.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

"Sendo eles do grupo de risco, esse isolamento lhes fora imposto a fim de lhes proteger e a solidão que já é tão comum neste período da vida veio agravar".

Alerta - Há algumas recomendações que podem aliviar esses sintomas, e uma delas é o cuidado com a saúde destas pessoas idosas.

Pensando nessas situações o Prof. Wilson Filho, Secretário de Esportes de Dom Expedito Lopes, resolveu criar o projeto (Atividade Física Como Método de Reabilitação na Vida do Idoso), com o apoio de Josimara, Profissional em Educação Física para melhorar a saúde dessa classe da Melhor Idade. Criando uma atividade onde os idosos pratiquem atividades físicas com danças, uma forma alegre de se exercitar e os resultados vem sendo incríveis, a vida desses idosos têm melhorado de forma excepcional.

O projeto desenvolvido  com os idosos de Serra dos Pinheiros nos oportunizou  provar por meio de atividades desenvolvidas e avaliações que é possível conseguir reduzir peso, controlar a pressão arterial, baixar a glicemia é outros benefícios.  Além de uma vida fisicamente ativa também uma vida socialmente ativa. Uma outra realidade a partir do projeto”. Pontuou o Secretário Wilson Filho.

Wilson Filho, Secretário de Esportes.

Devido o grande sucesso com os idosos da Serra dos Pinheiros, o projeto está sendo iniciado na localidade Gaturiano.

Nesta terça-feira (30), aconteceu a aula inaugural, com a participação do grupo da Serra dos Pinheiros, a Profissional Josimara ficou surpresa com a energia dos participantes daquela comunidade.

A aula inaugural contou com a participação de algumas autoridades entre elas: o Prefeito Valmir Barbosa, Nutricionista Dra. Bruna, Secretária de Agricultura Marcilene Barros, Secretário de Obras Lucas Cardoso, Secretária de Saúde Dra. Sabrina Vieira e o idealizador do projeto Secretário de Esportes Wilson Filho e ainda a técnica em enfermagem Edilene da Serra dos Pinheiros e a ACS Gilda do Gaturiano.

Confira imagens desse evento.

Fonte: ASCOM

Comente