Black Friday: Dicas sobre como aproveitar as promoções e evitar fraudes online

Na sexta-feira (26) será realizada a Black Friday, data que se caracteriza pela queda nos preços de diversos produtos no varejo. A programação está cada vez mais popular no Brasil, e grande parte da população brasileira espera ansiosamente por esse momento devido à busca por preços mais acessíveis.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
No entanto, segundo a Profa. Ma. Ailza Silva de Lima, do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), a data pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, pois muitos consumidores podem ser enganados por descontos falsos, propaganda enganosa ou até produtos e lojas inexistentes, sobretudo por conta do aumento das vendas on-line na pandemia.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Para a especialista, para evitar esses desconfortos, o ideal é que o consumidor pesquise com antecedência e que avalie se o produto é realmente essencial.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“De acordo com o site do Serasa, as fraudes mais comuns no meio on-line que os consumidores podem enfrentar durante a Black Friday são o aumento dos preços dos produtos na véspera do evento, e no dia da programação são anunciados descontos mais vantajosos, o que, portanto, é uma farsa. Os anúncios que direcionam o consumidor à descontos com relógio de contagem regressiva, mas a finalização da transação leva a um preço maior do que o esperado pelo consumidor; frete mais caro do que o produto; e o prazo de entrega abusivo”, alerta a especialista.
Diante disso, Ailza listou cinco dicas para aproveitar promoções e não ser enganado por falsas ofertas. Confira!
- Verificar o preço em sites e aplicativos que monitoram preços, por exemplo, Zoom e Buscapé;
- Averiguar o número de reclamações relacionadas à loja na época no Black Friday do ano anterior, por exemplo, no site do Reclame Aqui é possível fazer essa busca;
- Ver se os preços nos aplicativos das lojas são os mesmos das lojas acessadas por meio dos navegadores;
- Certificar-se de que os e-mails apresentam ofertas e cupons de descontos;
- Verificar a possibilidade de frete grátis ou retirada em loja, isso diminui muito o custo de entrega.
A contadora e economista orienta ainda acerca da importância de se evitar compras por impulsos e não vantajosas. “A compra vantajosa é feita com planejamento e investigação dos preços. Para isso, existem alguns aplicativos e sites que monitoram variação de preços”, conclui Ailza.
Fonte: Xcom
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
