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Após dias sem energia, fazendas do Piauí contabilizam prejuízos de R$ 300 mil

Por Redação
| Ponto X

Em pleno período de plantio, três fazendas produtoras de grãos, no cerrado da cidade de Palmeira do Piauí, região Sul do estado, já contabilizaram um prejuízo de mais de R$ 300 mil com a falta de energia elétrica há pelo menos 9 dias.

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De acordo com o gerente da fazenda Boa Vista, Danilo Mendes, já são nove dias sem energia, são inúmeros os prejuízos, pois a fazenda depende da energia para refrigerar as sementes para o plantio, ligar a bomba que leva água para cerca de 200 animais, dezenas de quilos de alimentação para os funcionários das fazendas estão estragadas e foram descartadas.

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A fazenda dispõe de energia solar, mas devido o período chuvoso as placas não funcionam.

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Ainda conforme o gerente várias ligações já foram realizadas para a Equatorial, empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado. Mas até o momento a empresa não resolveu problema e são muitos os prejuízos.

Vários postes caíram na região do cerrado onde fica as três fazendas, com as chuvas dos últimos dias, o que ocasionou a falta de energia.

NOTA DE ESCLARECEIMENTO DA EQUATORIAL PIAUÍ

A Equatorial Piauí esclarece que fortes chuvas e ventos que atingiram o município de Palmeira do Piauí, região Sul do estado, ocasionaram danos severos à rede elétrica da região, o que impactou, a partir do último dia 4, de acordo com o primeiro registro da ocorrência no sistema da distribuidora, o fornecimento de energia a três clientes rurais na localidade.

Dentre os estragos causados pelo evento climático de grande proporção, foi verificada a quebra de 6 postes na rede de distribuição, além do rompimento de condutores e equipamentos isoladores em 3 pontos de um dos alimentadores da Subestação Cerrados, que atende as fazendas que tiveram fornecimento prejudicado.

A Distribuidora reforça que toda a operação de recomposição do sistema foi complexa, pois, não envolveu apenas uma manutenção emergencial, mas sim uma reconstrução da rede destruída após o evento. Embora as equipes deslocadas para atendimento tivessem acesso aos pontos de defeitos, as chuvas constantes dificultaram o deslocamento de material e execução dos serviços.

Em função disso, foi necessária uma logística especial para transporte do material e mobilização de caminhões de manutenção pesada. As tentativas de realização dos serviços ocorreram desde o dia da ocorrência, e, após intenso trabalho, foi possível concluir o serviço de recomposição da rede na noite dessa terça-feira (9). A energização dos clientes deve ocorrer na manhã desta quarta-feira (10), em função da nova incidência de chuva forte durante a noite, o que não permitiu a realização das manobras necessárias.

Pela demora no restabelecimento do serviço, a empresa pede desculpas aos clientes atingidos, mas reforça que empreendeu todos os esforços para que a ocorrência fosse solucionada o mais rápido possível.

Fonte: Ponto X

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