Corpo de Bombeiros de Picos comemora 17 anos de existência

No dia 16 de agosto de 2004, a Coordenadoria de Bombeiros de Picos foi instalada no município por determinação do então, Exmo Senhor Governador do Estado do Piaui, José Wellington Barroso de Araújo Dias (Wellington Dias).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Picos, tenente Hamylton Lemos, ressalta que a chagada da corporação foi de suma importância para Picos e adjacência.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
"Anteriormente não tinha nenhum amparo essa região, de uma companhia próxima, tinha que se deslocar guarnições de Teresina e levava mais de 5 horas para chegar a ocorrência devido a distância e o caminhão carregado de água. Após a chegada nos deparamos com um povo que nos acolheu de maneira tremenda, e com isso, fez com que fizéssemos o melhor serviço possível para sociedade", frisou o tenente Hamylton Lemos.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O tenente Hamylton Lemos, fala com emoção dos 17 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Picos.
"Hoje, 17 anos depois, estamos de pé e com credibilidade junto a toda comunidade, pessoas que entendem nosso trabalho , nós somos transparentes. Sei anos atrás quando cheguei a quantidade de ocorrências que tinha e quantidade de efetivo, nós aumentamos em 50% de quantidade de efetivo, tivemos novas viaturas que fizeram com que a gente pudesse cumprir com nosso trabalho cada vez melhor", destacou o tenente Hamylton Lemos .
De acordo com o histórico do Corpo de Bombeiros Militar de Picos, com a aprovação da Lei nº 5.949 (Lei de Organização Básica) aprovada em dezembro de 2009, a Coordenadoria de Bombeiros passou a ser uma Companhia Destacada pertencente ao 1º Batalhão de Bombeiros sediado em Teresina – PI, recebendo desde então a denominação de Companhia Destacada de Bombeiros de Picos/1º BBM.
Com 17 anos de fundação, atualmente a Companhia Destacada de Picos encontra-se instalada no bairro Junco, edificação esta inaugurada em 26/12/2014 com amplas e modernas instalações.
A Companhia de Picos tem como comandante o 2º Tenente Hamylton Lemos e Silva e conta com um efetivo de 28 (vinte e oito) bombeiros militares; 01 (uma) Viatura de Combate a incêndio urbano, 01(um) veículo usado para salvamento; 01(um) veículo usado para combate incêndio em vegetação; 02 (duas) lanchas e 01 (uma) motocicleta para realização de vistorias pela cidade e macro região de Picos-PI; além de materiais específicos para salvamento aquático, combate a incêndios e materiais para resgate de vítimas presas às ferragens.
O Corpo de Bombeiro, trabalha com o combate direto aos incêndios, socorro às vítimas de acidentes automobilísticos, afogamento, alagamento, com a prevenção de acidentes ministrando cursos e palestras para população da macrorregião da cidade de Picos, totalizando 72 municípios e realizando vistorias técnicas nos sistemas preventivos de combate a incêndio das edificações.
Confira na íntegra o histórico da Companhia Destacada de Bombeiros de Picos
Criado em 18 de julho de 1944, pelo Decreto Lei n° 808, como Seção de Bombeiros da Força Policial do Piauí, sob o comando do Cel PM Evilásio Gonçalves Vilanova, então Comandante Geral da Força Policial, teve como primeiro comandante o 2º Tenente PM Joaquim de Araújo Farias.
Contava inicialmente com um efetivo de 33 (trinta e três) homens. A organização inicial do Corpo de Bombeiros no Estado do Piauí, deuse em caráter rigorosamente militar, porém, sem a imprescindível autonomia, pois a Seção era subordinada à Força Policial.
O Corpo de Bombeiros se desvinculou da Polícia Militar em dezembro de 2002. Desde então, a Corporação vem se reestruturando e se modernizando, aumentando seu quadro funcional e passando por um processo de interiorização estando atualmente presente nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri.
A COORDENADORIA DE BOMBEIROS DE PICOS foi instalada em 16 de agosto de 2004, por determinação do então Exmo. Sr. Governador do Estado do Piauí, o Sr. José Wellington Barroso de Araújo Dias.
Com a aprovação da Lei nº 5.949 (Lei de Organização Básica) aprovada em dezembro de 2009, a Coordenadoria de Bombeiros passou a ser uma Companhia Destacada pertencente ao 1º Batalhão de Bombeiros sediado em Teresina – PI, recebendo desde então a denominação de Companhia Destacada de Bombeiros de Picos/1º BBM.
Com 17 anos de fundação, atualmente a Companhia Destacada de Picos encontra-se instalada no bairro Junco, edificação esta inaugurada em 26/12/2014 com amplas e modernas instalações. A Companhia de Picos tem como comandante o 2º Tenente HAMYLTON Lemos e Silva e conta com um efetivo de 28 (vinte e oito) bombeiros militares; 01 (uma) Viatura de Combate a incêndio urbano, 01(um) veículo usado para salvamento; 01(um) veículo usado para combate incêndio em vegetação; 02 (duas) lanchas e 01 (uma) motocicleta para realização de vistorias pela cidade e macro região de Picos-PI; além de materiais específicos para salvamento aquático, combate a incêndios e materiais para resgate de vítimas presas às ferragens.
Trabalha com o combate direto aos incêndios, socorro às vítimas de acidentes automobilísticos, afogamento, alagamento, com a prevenção de acidentes ministrando cursos e palestras para população da macrorregião da cidade de Picos, totalizando 72 municípios e realizando vistorias técnicas nos sistemas preventivos de combate a incêndio das edificações.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
