Projeto “Elas no comando” é apresentado para Secretária Gessy Fonseca

Nesta quinta-feira (08), o Portal R10 esteve com a Secretária de Economia Solidária, Gessy Fonseca e na oportunidade foi apresentado o projeto “Elas no comando”.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Que foi desenvolvido para contar histórias de mulheres líderes e engajadas em trabalhos que impactam positivamente a realidade de cidades, comunidades, grupos sociais e, assim transformam a sociedade.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O processo de construção desse protagonismo e liderança feminino é algo que precisa ser valorizado, quando se observa a proporção de homens em cargos de chefias e lideranças, além do machismo que ainda é uma realidade enfrentada por muitas mulheres.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A lei Federal nº 9.504/1997 tornou-se uma política de ação afirmativa para ampliar a participação da mulher na política, mas até hoje elas enfrentam entraves para conseguir conquistar cargos eletivos. Comumente o papel da mulher é caracterizado pela sociedade como alguém que não entende e não participa da política. Isso porque historicamente, para a mulher, associam-se atividades domésticas, ou seja, cuidar da casa, dos filhos e da família.
Gessy Fonseca (PSC), foi um dos nomes que ganhou notoriedade na esfera política no pleito de 2020. A candidata jovem, e até então anônima cresceu de forma expressiva, pelos posicionamentos contundentes de oposição à antiga gestão de Teresina ficando em terceiro lugar no primeiro turno com 50. 221 votos, desbancando homens tradicionais na política do estado.
Atualmente ocupa o cargo de Secretária de Economia Solidária de Teresina, na gestão de Dr. Pessoa. Com inúmeros desafios à frente da pasta, Gessy falou ao R10, sobre a retomada das atividades do Banco Popular de Teresina.
O Banco Popular é uma extensão da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina- Semest, que administra e aplica recursos do Fundo de Geração de Emprego e Renda- FUNGER. “O intuito é contribuir para a elevação da renda e geração de trabalho para a população, tendo como prioridade possibilitar acesso ao crédito aos micro e pequenos empreendedores, um dos segmentos mais afetados pela pandemia”, frisou.
Com o impacto negativo na economia, causado pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, muitas empresas ficaram no vermelho e precisaram recorrer a empréstimos e negociações para não verem seus empreendimentos fecharem.
Sobre o projeto “Elas no comando”, Gessy destacou que “é um projeto importante porque traz mais visibilidade para as mulheres que estão à frente da gestão pública, para mostrar suas ações, os seus projetos, e dessa forma também incentivar outras mulheres para também participarem da gestão pública”.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
