Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Geopark em São João da Canabrava-PI na rota do turismo mundial

Por Josely Ecologista
GEOPARK CIDADE DE PEDRAS
GEOPARK CIDADE DE PEDRAS | Josely Ecologista

Há 11 km de São João da Canabrava Piauí a 50 km de Picos, fica um sítio arqueológico com muitos vestígios de antigos habitantes do Piauí. O local apresenta características peculiares, com inúmeras formações rochosas, picos gigantesco, vegetação de caatinga, brejos, poços naturais, cânions, diversas pedras furadas ou vazadas, no período de chuvas apresenta atrativos naturais como: cachoeiras, riachos em rochas, poços com grutas subterrâneas, córregos e outros. 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O local é rico em artes rupestres são vários paredões localizados em diferentes locais no Geopark, muitos vestígios pré-históricos que ainda não foram estudados.  

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O Geopark Cidade de Pedras já recebe visitantes à alguns anos, mas nunca fora devidamente explorado, os senhores: Dionísio Ângelo, Edvaldo Severiano e Joaquim Osteliano, agricultores e principais exploradores do local já vem a mais de 20 anos registrando imagens do local e levando visitantes para conhecer as suas belezas. Hoje os visitantes devem ir bem preparados, com roupas própria para trilhas em meios de matas e espinhos, levar bastante água, calçados apropriados e sempre acompanhado de um guia, pois o lugar é vasto e confunde quem não conhece fazendo assim as pessoas andarem em círculos. 

 

Mas vem muitas novidades por ai, uma equipe de desbravadores ambientalistas, estão desenvolvendo um projeto no Geopark a fim de preparar o local para receber turistas do Brasil e estrangeiros de outros países. 

Nossa equipe conversou com o coordenador desse projeto o Ambientalista Josely Ecologista.

“Estamos prepando o Geopark Cidade de Pedras para a rota turística da Capadócia Piauiense, está dificil o acesso de visitantes no local por não ter rotas fixas e preparadas por isso iniciamos um trabalho de mapeamento, para medir o distanciamento do parque, preparar trilhas diferenciadas para visitantes, com vários acessos e dificuldades diferentes, esses mapeamentos são realizados em loco via GPS, com registro de imagens com o georreferenciamento de cada ponto catalogado, mapeamento aéreo por meio de  drone, e mapeamento satélite via GPS. Estamos com uma equipe muito bem montada tanto equipe de campo e trilha como a equipe técnica, nossa equipe é formado por:

Equipe de campo:

Josely Ecologista, Dionísio Ângelo, Adailson Carvalho, Edvaldo Severiano, Joaquim (Quinco), Francisco Wiliames, José Clementino Modesto Alves e Pedro Janderson

Equipe Técnica: Prof. José Francisco, Everaldo Moura, Secretário Prof. Claudio Roberto e a jovem vereadora Elisania Bezerra.

Gostaria de agradecer ao secretario municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Prof. Cláudio Roberto e a gestão municipal em nome da ex-prefeita Mércia Abreu, por estarem proporcionando condições para melhorar o acesso e por providenciar a construção de um Point de apoio o Mirante com vista panorâmica do Geopark na localidade Serra da Caída, com esse Point os turistas podem apreciar de um ponto privilegiado as belezas da Cidade de Pedras. 

Ainda esse ano na segunda quinzena do mês de Abril estaremos gravando um filme contando uma das lendas do geoparque será novidades, mas adianto que o nome do filme será (Mistérios na Cidade de Pedras)” comentou o Desbravador e Cineasta Josely Ecologista.

Confira alguns vídeos e imagens do Geopark Cidade de Pedras:

Fonte: Josely Ecologista

Comente