Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Joe Biden toma posse como presidente dos Estados Unidos nesta quarta. Democrata assume presidência em cerimônia cercada de segurança e sem a presença de Donald Trump. G1 e GloboNews transmitem ao vivo. Sem matéria-prima, Fiocruz adia produção da vacina de Oxford no Brasil. Após mortes de pacientes, juiz manda governo do Amazonas enviar oxigênio a Coari. Brasil registra mais 1.183 óbitos por Covid e passa de 211 mil mortes pela doença. Tribunal decide na segunda com quem ficará caso Flávio Bolsonaro. Na primeira reunião de 2021, Copom deve manter juro básico em 2% ao ano, prevê mercado. E o Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio, terá programação religiosa com missa drive-in e live, mas sem procissão.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
46º presidente dos EUA

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A presidência de Joe Biden começa oficialmente nesta quarta-feira (20), após ele fazer seu juramento, ao meio-dia (14 horas em Brasília). Mas esta será apenas uma parte da longa cerimônia, bastante diferente das anteriores. Veja como será.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
- G1 e GloboNews transmitem ao vivo
Biden inicia o dia indo a uma missa na Catedral de São Mateus, o padroeiro das autoridades. Católico praticante, o presidente eleito convidou os líderes do Congresso, e terá a companhia da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, do líder democrata no Senado, Chuck Schumer, e dos líderes republicanos de ambas as casas, Kevin McCarthy (Câmara) e Mitch McConnell (Senado).
Sem uma grande multidão, devido à pandemia de coronavírus, e sem seu antecessor, Donald Trump, que continua não lidando muito bem com a derrota eleitoral e viaja logo cedo para a Flórida, Biden se torna o 46º presidente dos EUA ao fazer o juramento após sua vice, Kamala Harris, na Fachada Oeste do Capitólio. A solenidade tem início às 11 horas (13 horas em Brasília).
Esquema de segurança
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/W/l/XdVhXVTeWA7IBmA2AOFQ/000-8z249w.jpg)
A posse tem um aparato de segurança sem precedentes, especialmente após o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro, quando apoiadores de Trump tentaram impedir a ratificação da vitória de Biden no Colégio Eleitoral. Além de toda a força policial de Washington DC e de municípios que enviaram reforços, a cidade terá a presença de cerca de 21 mil membros da Guarda Nacional.
- Biden promete vacinar 100 milhões, pacote de US$ 1,9 trilhão e derrubar medidas de Trump em 100 dias
- Donald Trump é primeiro presidente dos EUA em mais de 150 anos a faltar à posse de sucessor
Véspera da posse
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/L/d/e74dA6TRSOiGM7h408fg/ap21019815622881.jpg)
Na véspera de sua posse como presidente dos Estados Unidos, Joe Biden participou de uma homenagem aos mais de 400 mil mortos pela Covid-19 no país ao desembarcar em Washington DC. Ele teve a companhia da mulher, Jill, de sua vice-presidente, Kamala Harris, e do marido dela, Doug Emhoff. O memorial teve 400 luzes acesas no espelho d’água no National Mall, representando as vidas perdidas.
Discurso de despedida

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br
Na véspera de deixar o cargo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um vídeo de despedida do mandato. Na gravação de quase 20 minutos, Trump desejou sorte ao novo governo — sem mencionar o nome de Joe Biden — e agradeceu ao vice-presidente Mike Pence; assista no vídeo acima.
Desafio da vacinação

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br
Especialistas ouvidos pelo Jornal Nacional calculam que não há, neste momento, vacina suficiente nem para metade dos profissionais de saúde no Brasil. A vacinação começou pelo grupo mais exposto ao vírus. Mas tem uma conta que não fecha. O Brasil tem seis milhões de doses da CoronaVac importadas pelo estado de São Paulo, que já estão sendo distribuídas e aplicadas pelo país. Só que a Rede de Pesquisa Solidária, que reúne mais de cem pesquisadores brasileiros, estima que o Brasil tenha, ao menos, cinco milhões de trabalhadores da saúde. Como a aplicação vacinação é em duas doses, seriam necessárias dez milhões de doses apenas para esses profissionais.
- Se houver doses, vacinação contra Covid-19 para idosos acima de 75 anos deve começar em março na cidade de SP, diz secretário
Atraso na entrega
Sem matéria-prima, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) informando que a entrega da vacina de Oxford contra a Covid-19 vai atrasar de fevereiro para março. Segundo o órgão, os insumos vindos da China ainda não têm data para chegar ao Brasil.
- Ana Flor: Sem receber apoio na OMC, Índia tirou Brasil da lista de prioridades para vacinas contra Covid-19
- Brasil fica de fora de lista de países para os quais a Índia vai exportar primeira leva de vacinas
Impasse diplomático
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/H/N/M7cyJuTBKmD7tDlKbFvQ/dimas.jpg)
Nesta terça (19), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, pediu que o presidente Jair Bolsonaro tenha ‘dignidade’ para defender a vacina CoronaVac e negociar com a China . A importação de matéria-prima para produzir novas doses do imunizante contra a Covid-19 — o único sendo aplicado até o momento na população brasileira— está emperrada no país asiático. O atraso no recebimento de insumos pode paralisar a vacinação no país.
- Governo de SP prevê receber insumo para 5,5 milhões de doses da CoronaVac na semana que vem
- Andréia Sadi: Assessores de Bolsonaro avaliam nomes para fazer ponte com a China por insumos para CoronaVac
- Embaixada da China no Brasil oferece ajuda financeira e insumos ao governo do Amazonas