
Quase 150 milhões de eleitores foram esperados neste domingo nas urnas em mais de 5.500 municípios brasileiros. Nestas eleições municipais, foram 19.346 candidatos a prefeito e 518.328 candidatos a vereador. Foi uma eleição diferente: por causa da pandemia, foi excluída a biometria e o uso de máscara foi obrigatório. Estreia o PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos, com quase 30 milhões de cadastrados.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Abstenção
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o índice de abstenção no primeiro turno foi de 23,1%. Nas duas eleições municipais anteriores, a abstenção no primeiro turno foi de 17,58% em 2016 e de 16,41% em 2012. Na eleição mais recente, a presidencial de 2018, a abstenção no primeiro turno ficou em 20,33%. Em 14 capitais, mais de 25% dos eleitores não compareceram às urnas.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Capitais
Sete capitais brasileiras já elegeram seus prefeitos pelos próximos quatro anos. Outras 18 capitais terão segundo turno, no dia 29. Só um prefeito de capital perdeu a disputa no primeiro turno; 6 foram reeleitos e 6 vão disputar o segundo turno.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Ao todo, 25 das 26 capitais brasileiras votaram para prefeito. A capital federal, Brasília, não tem prefeito; já as eleições em Macapá foram suspensas por causa do apagão no Amapá, e ainda não têm data definida para ocorrer.
Veja as capitais onde os prefeitos já foram escolhidos:
- Belo Horizonte: o atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), foi reeleito.
- Campo Grande: o atual prefeito, Marquinhos Trad (PSD), foi reeleito.
- Curitiba: o atual prefeito, Rafael Greca (DEM), foi reeleito.
- Florianópolis: Gean Loureiro (DEM), atual prefeito, foi reeleito.
- Natal: Álvaro Dias (PSDB), atual prefeito, foi reeleito.
- Palmas: a atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), foi reeleita. A capital do Tocantins é a única do país com menos de 200 mil eleitores – e, por isso, não poderia ter segundo turno.
- Salvador: Bruno Reis (DEM) foi eleito em primeiro turno com cerca de 64% dos votos.
Veja onde haverá segundo turno:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/i/V/rkHVhyTNqOuG8hrIuoXg/covas-x-boulos.jpg)
- Aracaju: o atual prefeito, Edvaldo Nogueira (PDT), vai disputar o 2º turno com Danielle Garcia (Cidadania).
- Belém: Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Eguchi (Patriota) vão disputar o 2º turno.
- Boa Vista: Arthur Henrique (MDB) e Ottaci (Solidariedade) vão disputar o 2º turno.
- Cuiabá: o atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), vai disputar o 2º turno com Abílio Júnior (Podemos).
- Fortaleza: Sarto Nogueira (PDT) e Capitão Wagner (Pros) vão disputar o 2º turno.
- Goiânia: Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) vão disputar o 2° turno.
- João Pessoa: Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB) vão disputar o 2° turno.
- Maceió: haverá segundo turno, que ainda está indefinido.
- Manaus: Amazonino Mendes (Podemos) vai disputar o 2º turno com David Almeida (Avante).
- Porto Alegre: Sebastião Melo (MDB) e Manuela d’Ávila (PCdoB) vão disputar o 2° turno. O atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior, ficou em terceiro lugar na votação e não terá um segundo mandato.
- Porto Velho: o atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB), vai disputar o 2º turno com Cristiane Lopes (PP).
- Recife: João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) vão disputar o 2° turno.
- Rio Branco: Socorro Neri (PSB), atual prefeita, vai disputar o 2º turno com Tião Bocalom (PP).
- Rio de Janeiro: Marcelo Crivella (Republicanos), atual prefeito, vai disputar o 2º turno com Eduardo Paes (DEM).
- São Luís: Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos) vão disputar o 2º turno.
- São Paulo: o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), vai disputar o 2º turno com Guilherme Boulos (PSOL).
- Teresina: Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB) vão disputar o 2º turno.
- Vitória: Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT) vão disputar o 2º turno.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/e/z/uazFhATDi2rCk5jVRXwg/crivella-paes-nova.jpg)
E mais…
- De 13 candidatos a prefeito apoiados por Jair Bolsonaro, 9 não se elegeram, dois foram eleitos e dois irão disputar o segundo turno.
- Veja apuração em todas as cidades do país e confira se o seu vereador foi eleito. Veja também os partidos mais votados.
- 57 cidades terão 2° turno no país; veja quais são
São Paulo, BH, Recife e Rio
Em São Paulo, Bruno Covas, do PSDB, disse que SP quer “experiência para enfrentar radicalismo”, e seu adversário no 2º turno, Guilherme Boulos, do PSOL, afirmou que é “oportunidade de virar a página”‘.
Em Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito e já fala em medidas contra Covid.
No Recife, João Campos (PSB) afirmou que “o Recife não vai andar para trás“, e Marília Arraes (PT) disse que as estatísticas não vão mover a campanha na nova disputa.
Em Salvador, Bruno Reis, do DEM, afirmou que o resultado representa o sucesso da maior gestão do Brasil.
No Rio, Marcelo Crivella, do Republicanos, agradeuceu ao apoio de Bolsonaro. “O apoio que o presidente [Bolsonaro] me deu foi muito grande. O presidente teve uma coragem gigantesca”. Eduardo Paes, do DEM, afirmou que “a gente andou pela cidade toda, discutiu o Rio, debateu o Rio, e hoje é o momento em que a população vem soberana para as urnas e decide quem vai ser o futuro prefeito da cidade”.
Carlos Bolsonaro
Tarcísio Motta foi o vereador mais votado e Carlos Bolsonaro, filho do presidente, ficou em 2º lugar, mas perdeu 35 mil votos em relação a 2016.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/z/f/poaEetR7yO04oBGa3y2A/carlos.jpg)
Famosos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/5/a/a5w8pvTUOUStANsaHfqg/whatsapp-image-2020-11-16-at-03.27.30.jpeg)
Em São Paulo, foram eleitos o ex-radialista Eli Corrêa (DEM), o influencer Felipe Becari (PSD), o Delegado Palumbo (MDB) e o filho da cantora Gretchen, Thammy Miranda (PL). Na Grande SP, Mendigata e Dr. Rey ficaram como suplentes. Veja os famosos que estão entre os vereadores mais votados de São Paulo em 2020.
- Veja as vitórias folgadas e as mais apertadas no 1° turno das capitais
- Prefeito eleito mais velho tem 95 anos e mais novos têm 21
Campeões de votos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/n/Z/mEhjcTRKCVfBqkcdDBCw/eduardosuplicy.jpg)
O vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT-SP), garantiu a sua reeleição como o candidato com mais votos do Brasil: foram 167.427, ainda com 99% das urnas apuradas. O número, no entanto, é inferior ao que ele conseguiu na última vez em que concorreu ao cargo. Em 2016, o petista levou mais de 300 mil votos do eleitorado paulista. Veja os dez vereadores mais votados do Brasil.
- Dois transexuais estão entre os dez vereadores mais votados de São Paulo
Falha em supercomputador
Acostumado com a rapidez na apuração dos votos, o país teve que esperar muito mais do que o normal pela definição do resultados das eleições. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, afirmou que um problema técnico provocou a lentidão. Segundo ele, houve uma falha em um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização.
Lentidão no e-Título
Desde a manhã de domingo, eleitores relataram dificuldades para justificar a ausência na eleição por meio do e-Título. A retirada da rede, em caráter preventivo, de um dos dois servidores da Justiça Eleitoral, provocou sobrecarga e, consequentemente, dificuldade de acesso de quem tentou usar o aplicativo. A retirada foi feita em razão de um ataque hacker ao sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no inicio do mês.
- Tentativa de ataque a sistema do TSE partiu de diferentes países
Deixou de votar?
A justificativa pode ser feita pelo eleitor por meio do aplicativo e-Título. Para quem não tem smartphone ou acesso à internet, é possível realizar o processo em qualquer seção eleitoral até 60 dias após a data de cada turno. Saiba mais.
VÍDEOS: flagrantes de boca de urna, inseto que atrapalha coletiva do TSE, lixo nas ruas, aglomerações…As imagens de domingo.
- 3.509 urnas apresentaram, o equivalente a 0,78% do total
???? O Assunto
Qual foi o saldo do primeiro turno das eleições municipais 2020? No #episódio324, Renata Lo Prete conversa sobre o tema com três jornalistas que, assim como nossa âncora, cobriram intensamente os eventos deste domingo: Julia Duailibi, Nilson Klava e Valdo Cruz.
PIX

https://g1.globo.com/economia/video/entenda-o-que-e-e-como-vai-funcionar-o-pix-8905338.ghtml
OPIX, novo sistema de pagamentos instantâneos, estreia com quase 30 milhões de pessoas cadastradas. A tecnologia desenvolvida pelo Banco Central está disponível para clientes de 762 bancos, corretoras e instituições financeiras que operam no país.
- Entenda o novo sistema de pagamentos
- Veja perguntas e respostas sobre o novo sistema de pagamentos
- ATENÇÃO: saiba como evitar golpes
- SAIBA TUDO SOBRE O PIX NA PÁGINA ESPECIAL DO G1
Curtas e rápidas:
- País tem ao menos 85 concursos públicos abertos com oferta de mais de 13 mil vagas
Futebol
Campeonato Brasileiro
- 18 horas: Coritiba x Bahia
- 20 horas: Botafogo x Bragantino
Previsão do tempo

Previsão de calor para todo o Brasil nesta segunda (16)
https://globoplay.globo.com/v/9026200/

E MAIS...
EDIÇÃO COMPLETA
COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS,