Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que quase 5 mil crianças e adolescentes foram assassinados no ano passado. O levantamento mostra ainda que 66% dos presos no país são negros. Reportagem do Fantástico traz imagens exclusivas da saída de André do Rap da cadeia. O programa também explica a investigação que levou à condenação de Robinho por violência sexual na Itália. O Assunto fala sobre os desdobramentos do afastamento do senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca. O Brasil completa uma semana com tendência de queda das mortes por Covid-19. A China divulga o resultado do PIB do 3º trimestre. Já a Bolívia aguarda a contabilização dos votos para definir o novo presidente do país. Com muito humor, Pequena Lo faz sucesso no TikTok. E os gols do domingo no Brasileirão.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
n o t í c i a s
Violência no Brasil
O Brasil teve ao menos 4.928 crianças e adolescentes mortos de forma violenta em 2019. É o que mostra o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública neste domingo (18). O número representa 10% do total de mortes violentas do ano passado (47.773).
O anuário aponta também que, em 2019, o país registrou 13.705 mortes que ficaram sem esclarecimento e, por isso, não entraram nas estatísticas de homicídio.
- Registros de armas de fogo aumentam 120% em 2020, mas apreensões estão em queda
A cada 3 presos, 2 são negros
Em 15 anos, a proporção de negros no sistema carcerário cresceu 14%, enquanto a de brancos diminuiu 19%. Hoje, de cada três presos, dois são negros, revela o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Dos 657,8 mil presos em que há a informação da cor/raça disponível, 438,7 mil são negros (ou 66,7%).
A população negra também é a principal vítima da letalidade policial. Em 2019, das 6.357 pessoas mortas pela polícia, quase 80% eram negras. Os dados do anuário indicam ainda que os agentes de segurança pública nunca mataram tanto quanto no ano passado. Entre as vítimas da polícia estão Roger e Vitor, adolescentes mortos durante operação em uma comunidade. Conheça a história dos dois na reportagem abaixo do Fantástico:

Exclusivo: polícia brasileira nunca matou tanto quanto em 2019; quase 80% eram negros
A saída de André do Rap da cadeia

Uma reportagem do Fantástico traz imagens exclusivas da saída do traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, da cadeia. O criminoso deixou a prisão no dia 10 após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e está foragido desde que o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, anulou a sentença do colega. Por nove votos a um, o plenário do STF decidiu na semana passada manter o entendimento de Fux. Veja a reportagem no vídeo acima.
Condenação de Robinho por violência sexual
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Y/E/VgvibQS9mi7NgIKxJblg/robinho-selo.jpg)

- Ana Paula Araújo lança livro sobre a cultura do abuso sexual: 'Estupro é o único crime em que a vítima sente culpa'
???? Dinheiro na cueca na Brasília do acordão
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Y/b/zZSns8STKv6ICJdGMXGg/frame-00-35-08.681.jpg)
O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), então vice-líder do governo, foi flagrado na semana passada com R$ 33 mil na cueca. Com 30 anos de Congresso, o parlamentar tem histórico de suspeitas de corrupção. No episódio desta segunda de O Assunto, Renata Lo Prete e Natuza Nery falam das reações ao afastamento do senador, como o presidente Jair Bolsonaro tenta se manter longe do escândalo e quais são as perspectivas para o parlamentar no Senado e no STF. Ouça abaixo:
Pandemia de Covid
O Brasil completou neste domingo uma semana em tendência de queda das mortes por Covid-19 após 28 dias em estabilidade. A média móvel de novos óbitos é de 483, o menor patamar desde o dia 7 de maio. Balanço do consórcio de veículos de imprensa aponta que o país registra 153.912 mortes e 5.233.677 casos confirmados da doença desde o início da pandemia.
Mesmo com a queda das mortes e dos casos, é preciso cuidado: eventos presenciais podem servir como superespalhadores do vírus. Por isso, especialistas criaram uma tabela que mostra o grau de risco de contágio.
Na Europa, que vive uma segunda onda de infecções, já foram mais de 250 mil vítimas do coronavírus, o equivalente a um quinto das mortes no mundo.
- Itália bate pelo 4º dia seguido recorde de casos diários de Covid
PIB da China
A economia da China cresceu 4,9% no 3º trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19). A segunda maior economia do mundo tem se recuperado gradativamente do baixo crescimento observado nos primeiros meses do ano, quando o país foi impactado pela pandemia do coronavírus.
Eleições na Bolívia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/I/W/sZGhUMR4qRlnAXxm7vqQ/ap20292633500915.jpg)
O resultado das eleições presidenciais da Bolívia - realizadas neste domingo - pode levar mais de um dia para ser conhecido, depois que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu eliminar o sistema de apuração preliminar e manter apenas a contagem individual, muito mais lenta.
Os bolivianos votaram para escolher quem vai substituir Jeanine Añez, a presidente interina que assumiu em novembro de 2019, após a anulação da votação daquele ano e os distúrbios que levaram Evo Morales a renunciar. Pesquisas de boca de urna apontam vitória no primeiro turno de Luis Arce, aliado do ex-presidente.
Pequena Lo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/d/t/iSntSjQJ2Nis7CMJg1rg/lorrane2.jpg)
Lorrane Silva tem um canal no YouTube desde 2015, mas foi em 2020, ao entrar "sem pretensão" no TikTok, que ela viu o número de seguidores em suas plataformas crescerem. Conhecida como Pequena Lo, a psicóloga de 24 anos já conta com quase 2 milhões de seguidores e é um dos grandes nomes do humor na plataforma.
"Comecei dublando lá e o pessoal gostou muito por conta da interpretação, expressão. Também comecei a reproduzir os vídeos que já tinham sido gravados. Aí foi crescendo, crescendo... Tomou uma proporção enorme, que eu não imaginava", conta Lorrane ao G1.
O G1 publica nesta semana entrevistas com mulheres que estão fazendo sucesso com humor em vídeos curtos nas redes sociais.
Futebol
O Flamengo venceu o Corinthians por 5 a 1e impôs à equipe paulista a maior goleadora sofrida em seu estádio. O clube carioca divide a primeira colocação do Campeonato Brasileiro com o Internacional, que ganhou do Vasco por 2 a 0 e leva vantagem nos critérios de desempate. O Fortaleza derrotou o Palmeiras por 2 a 0, mesmo placar que o Bragantino venceu o Sport. Veja os gols do Fantástico:

Gols do Fantástico: Flamengo goleia Corinthians; Inter vence Vasco e dorme na liderança
O Atlético-MG encara nesta segunda o Bahia fora de casa e pode retomar a liderança. Veja a classificação e os jogos de hoje:
- 0h: Botafogo x Goiás
- 20h: Bahia x Atlético-MG
Inscreva-se já no site www.abracambrasil.org,br
Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil
E mais…
ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…
Clicar abaixo:
www.foconapolitica.com.br