Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Piauí tem 1ª morte por síndrome inflamatória associada ao Covid-19

Por Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução | SESAPI

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou, na tarde desta sexta-feira (14/08), que uma paciente de 18 anos morreu, no Hospital Universitário da UFPI, com suspeita de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica. Ela é de Tuntum-Maranhão. 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Sesapi, foi notificado, exames foram colhidos e o caso encaminhado para o Ministério da Saúde. A confirmação só após o resultado dos exames realizados.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

No Piauí, quatro casos suspeitos de crianças que estão internadas estão sendo investigados pelo CIEVS.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Os sintomas da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica são semelhantes aos da doença de Kawasaki, que causa inflamação nos vasos e tem sintomas como febre alta, lesões na pele, inchaço nas mãos e pés; conjuntivite, dor abdominal, diarreia,  vômito e dilatação das artérias coronárias. Os casos mais graves levam à morte. A maior parte dos casos relatados da Síndrome apresentou exames laboratoriais que indicaram infecção atual ou recente pela Covid-19 ou vínculo epidemiológico com caso confirmado do novo coronavírus.

Para monitorar os casos da doença no Piauí o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Sesapi, também está implantando equipes de vigilância nos hospitais. “Como ainda se desconhece o grau de comprometimento do coronavírus nas crianças, temos que nos precaver e se antecipar discutindo também o que fazer diante dessa Síndrome, que pode ter relação com as crianças que tiveram contato com a Covid-19. Por isso estamos começando a preparar também as equipes de notificações nos hospitais do estado” , explica a coordenadora do  CIEVS.

 

Fonte: SESAPI

Comente