Vírus infecta computador mesmo sem ser baixado pelo usuário

Especialistas de segurança virtual estão em alerta por conta do Fileless, um vírus que pode afetar computadores sem a necessidade de download de programas maliciosos no PC. O nome, inclusive, já dá esta pista: “fileless” significa “sem arquivo”, em inglês.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Em fevereiro de 2017, um ataque deste tipo afetou mais de 100 bancos e instituições financeiras em 40 países. Na Rússia, cibercriminosos levaram US$ 800 mil de caixas eletrônicos foram infectados pelo vírus.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Como funciona?
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Ao contrário de outras pragas virtuais, que afetam o disco rígido de computadores, o Fileless roda diretamente na memória RAM - tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados na máquina.
Segundo o Tech ao Minuto, a praga pode se infiltrar no PC de diversas formas, entre elas, por meio de entradas no Registro do Windows, que acionam o vírus dentro da memória RAM.
Uma característica da memória RAM é que todos os registros salvos nela são automaticamente apagados a partir do momento que desligamos o PC. É por isso que perdemos arquivos quando temos um corte de energia, por exemplo.
Então como o Fileless se aloja na Memória RAM, ele seria deletado caso o computador desligasse, certo? Em parte, sim. No entanto, como lembra o site 'Techtudo', é possível que cibercriminosos por trás dessa modalidade possam criar mecanismos para acionar novamente o vírus quando o PC ligar.
Além disso, já que eles sabem que o vírus pode parar de funcionar quando o computador for desligado, o Fileless atua de forma bem rápida, para roubar o máximo de informações, no menor tempo possível.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
