NASA quer ajuda do público para criar novo banheiro na lua

A NASA pretende lançar uma missão tripulada para a Lua em 2024 e está pedindo ajuda dos terráqueos para solucionar um problema que os astronautas enfrentarão: usar o banheiro no espaço. Em parceria com a HeroX, a agência espacial lançou um concurso chamado "Lunar Loo Challenge", que trará um total de US$ 35 mil em prêmios para quem trouxer as melhores ideias de sistemas para defecar em baixa gravidade.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O concurso visa encontrar soluções para a construção de banheiros compactos e que funcionar em microgravidade e na gravidade lunar. Segundo a agência espacial, as ideias enviadas podem auxiliar no desenvolvimento do sanitário que estará presente no Artemis, o desembarque lunar da próxima missão tripulada da NASA para o satélite natural da Terra.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
"Os astronautas estarão comendo e bebendo, e subsequentemente urinando e defecando em microgravidade e gravidade lunar", explica a NASA. "Enquanto os astronautas estiverem na cabine e fora de seus trajes espaciais, eles precisarão de um banheiro com as mesmas capacidades que os utilizados na Terra"
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Evoluindo os banheiros espaciais
De acordo com a página oficial do concurso, o objetivo da NASA é "pensar fora da caixa" para encontrar soluções diferentes das utilizadas pela agência espacial atualmente. "O concurso visa atrair abordagens radicalmente novas e diferentes para o problema da captura e contenção de resíduos humanos", explica o site do "Lunar Loo Challenge".
Segundo a agência, o concurso pode ajudar a encontrar soluções "mais eficientes" em relação aos banheiros espaciais utilizados atualmente. A NASA já desenvolve sanitários pensados na gravidade lunar desde a missão Apollo 11, mas a tecnologia por trás das necessidades humanas evoluiu muito nos últimos 50 anos.
A missão que levou Neil Armstrong para a Lua em 1969 utilizava um saco de borracha e uma mangueira para guardar os resíduos, o que tornava a experiência de fazer o "número 2" bem complicada. Atualmente, os astronautas utilizam soluções mais tecnológicas: os dois banheiros presentes na Estação Espacial Internacional usam mangueiras e sistemas de sucção para garantir que os resíduos serão coletados e não sairão flutuando em meio aos astronautas.
Se você possui uma ideia mirabolante e que pode ajudar a NASA a redefinir como os banheiros funcionam no espaço, o concurso "Lunar Loo Challenge" está aberto até dia 17 de agosto. Você pode conferir mais detalhes de como participar no site da competição.
Fonte: Mega curioso
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
