Familiares fazem manifestação e denunciam agressões em cadeia do PI

Nessa segunda-feira (18), familiares dos presos da Cadeia Pública de Altos (CPA) realizaram uma manifestação em frente ao Palácio de Karnak, no Centro de Teresina.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
De acordo com as informações, os manifestantes reivindicam contra supostas agressões sofridas nos presídios. Além disso, os manifestantes pedem mais esclarecimentos sobre a infecção ainda não identificada que foi detectada na cadeia e gerou a morte de um presidiário.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Um grupo de advogados e advogadas estiveram presentes na Cadeia de Altos, para pedir providências a respeito de diversas demandas de urgência, tais como a negativa de entrada dos advogados no local, a dificuldade de acesso aos presos pelo sistema de videoconferência e ressaltar a falta de informações quanto ao estado de saúde dos detentos, junto com o pedido de apuração das denúncias de maus tratos e tortura.
Todos os pleitos foram ouvidos pelo Diretor da Penitenciária, e por demais autoridades presentes.
Por fim foi feito o requerimento das seguintes demandas:
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
1. Acesso presencial aos presos, com as devidas precauções de saúde, e agendamento prévio;
2. Divulgação de Boletim médico diário, e disponibilização de prontuários médicos daqueles presos já doentes;
3. Investigação das denúncias de maus tratos e tortura;
4. Acesso imediato de alguns membros da comissão para averiguar a real situação dos presos in loco;
5. Liberação para os advogados e advogadas adentrarem à CPA, quando estes estiverem lá presentes para cumprir Alvarás de soltura;
Nota da Secretaria de Justiça
Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí informou que foi instaurado um inquérito para apurar as denúncias de atos de tortura ou maus tratos e pede para que as reclamações sejam formalizadas. Além disso, a Sejus pontuou que os resultados dos laudos sobre a infecção ainda não saíram.
Confira
A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informa que instaurou procedimento para apurar junto à Corregedoria Geral do Estado as denúncias de atos de tortura ou maus tratos a que estariam sendo submetidos internos da Cadeia Pública de Altos, situações que vêm sendo levantadas por alguns advogados de detentos ou reclamadas por familiares de presos, lá encarcerados. A Sejus reitera, contudo, que tais práticas não são admitidas pela atual gestão do órgão, que preza pelo respeito à lei e ao resguardo dos direitos do preso. Nesta linha, o órgão necessita que tais denúncias, por serem graves e aludirem aos profissionais que trabalham diuturnamente no recinto, sejam formalizadas, a fim de que sejam investigadas.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
