Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Raul Seixas era de esquerda? De direita? Comunista?

Por Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação | memorialraulseixas.com

Uma dúvida recorrente entre fãs é quanto ao posicionamento político do maior roqueiro da história do Brasil. Afinal, Raul Seixas era de esquerda ou de direita? Era comunista? Ou anarquista? Em tempos de polarização política, questionamentos como esse acabam se tornando cada vez mais comuns.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Por isso, é importante ressaltar que Raul Seixas se declarou publicamente como anarquista. E, de fato, o Anarquismo se faz presente na obra do Maluco Beleza. Seja na concepção da Sociedade Alternativa, com Paulo Coelho, ou seja em canções como Carimbador Maluco, lançada em 1983.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O Anarquismo consiste, basicamente, na ideia de povo sem governo. Defende, em nome da liberdade, a emancipação de cada indivíduo, a ponto de tornar a tutela do Estado, da Igreja ou de qualquer instituição totalmente desnecessária. Uma filosofia muito próxima da Sociedade Alternativa, um movimento que propunha uma revolução interna em cada ser humano.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Nos anos 1980, o posicionamento favorável de Raul Seixas ao Anarquismo se mostrou mais recorrente. Convidado pela Rede Globo para participar do especial infantil Plunct, Plact, Zuum, o roqueiro compôs a música Carimbador Maluco. A canção foi inspirada em um dos célebres textos do filósofo Pierre-Joseph Proundhon, considerado um dos mais influentes pensadores anarquistas.

Carimbador Maluco faz referências claras ao texto Ser Governado, de Proundhon (“Ser governado é ser, a cada operação, a cada transação, a cada movimento, notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado” etc). Ou seja, Raul Seixas levou uma mensagem anarquista às crianças na maior e mais poderosa rede de televisão do país.

Ademais, é notório o posicionamento sempre contundente de Raul ao longo de sua carreira contra o autoritarismo da Ditadura Militar brasileira. Influenciado pela filosofia de Aleister Crowley, o roqueiro era defensor da liberdade. Talvez nem o rótulo assumido de anarquista seja suficiente para definir sua visão de mundo. Raul Seixas era, acima de tudo, raulseixista.

Fonte: memorialraulseixas.com

Comente