Concurso do IBGE é adiado por conta do coronavírus

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nessa terça-feira (17), a suspensão do concurso para preenchimento de 2.621 vagas temporárias no Piauí. O órgão informou que o Censo Demográfico de 2020 foi adiado para 2021 por causa do avanço do coronavírus.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Os candidatos que já pagaram a taxa de inscrição serão reembolsados. As orientações para receber o dinheiro de volta vão ser divulgadas pelo IBGE nos próximos dias.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
De acordo com os editais, no Piauí, seriam 2.621 vagas para recenseador (ensino fundamental completo), 523 distribuídas entre agente censitário municipal e agente censitário supervisor.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
De acordo com o órgão, a suspensão da pesquisa também leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para quem participaria da coleta dos dados. A primeira etapa estava prevista para abril. Em julho, os treinamentos seriam realizados em polos regionais.
O orçamento que seria destinado ao Censo será transferido para o Ministério da Saúde para combater o avanço do coronavírus, segundo o IBGE. "Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE", garantiu a instituição.
O orçamento do Censo era de R$ 2,3 bilhões. A quantia de recursos a ser empregada na pesquisa abriu uma discussão no ano passado. Com a crise fiscal, o valor teve de ser reduzido em 25% em relação ao que estava inicialmente previsto.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
