Em dez anos, casos de AIDS triplicaram no Piauí

No Piauí, somente este ano, 752 novos cados de AIDS foram registrados até o momento. O dado, repassado pela SESAPI, serve de alerta já que nos últimos anos tem sido crescente o aumento de pessoas infectadas pela doença no Estado e principalmente entre homens.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Entre o ano de 2008 até 2018, os dados saíram de 264 para 865 novos casos. Neste espaço de tempo, o Piauí contabilizou 5.587 casos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A coordenadora de doenças transmissíveis da SESAPI, Karina Amorim, acredita que o aumento se deu pelo não uso de preservativo e a falta de autocuidado. Ela destacou ainda que em uma década o número de casos aumentou em 50%.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Os homens representam mais de 50% porque, em geral, negligenciam mais a própria saúde e são os que menos buscam por serviços médicos. Apesar dessa concentração das doenças nos homens, é importante citar que a infecção nas mulheres vem crescendo", destacou.
Transmissão
O meio mais comum de transmitir a AIDS ocorre via sexual, representando cerca de 80% dos casos. ou seja, são pessoas infectadas que repassa o vírus devido o sexo vaginal, oral e anal sem camisinha.
A SESAPI distribui gratuitamente preservativos masculinos e femininos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
