Piauí está entre os 16 estados do país com surto de Sarampo

O Piauí está entre os 16 estados brasileiros com surto ativo de sarampo. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (13). Nos últimos 90 dias, dois casos foram registrados pelo novo boletim epidemiológico.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Um bebê de um ano de idade foi o primeiro caso registrado no Piauí. A criança é natural da cidade de Campo Grande e teria viajado para São Paulo, retornando com sintomas da doença.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O segundo caso também foi importado, e foi registrado em um empresário com mais de 50 anos de idade, segundo a Fundação Municipal de saúde (FMS). Ele também foi infectado pelo vírus durante estadia na cidade de São Paulo.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
As crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo. A incidência de casos em menores de 1 ano é 9 vezes maior em relação à população em geral.
Vacinação
Para garantir a vacinação de todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias, neste ano, o Ministério da Saúde já enviou 19,4 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Recentemente, a pasta enviou 1,6 milhão de doses extras da vacina tríplice viral para esse público. Na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) a tríplice viral está disponível em todos os mais de 36 mil postos de vacinação em todo o Brasil
Nos dias 5 e 6 de setembro foi autorizada a distribuição de mais 5,5 milhões de doses para todos os estados do país. Do total de doses distribuídas, 52% (2,9 milhões) foram destinadas à utilização na rotina de vacinação, o que atende integralmente as solicitações dos estados.
A vacina é a principal forma de proteção contra o sarampo.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
