Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Veja a lista de 134 compradores de aviões da Embraer

Por Bruna Dias
E175  — Foto: Divulgação/Embraer
E175 — Foto: Divulgação/Embraer | Agência Brasil

Lista divulgada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostra que, no período de 2009 a 2014, a instituição financiou 134 aeronaves da Embraer no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que tinha equalização de taxa juros pelo Tesouro Nacional, resultando no valor total emprestado de R$ 1,92 bilhão. Veja a relação completa aqui.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

As taxas de juros eram fixas e variaram de 2,5% ao ano até 8,7% ao ano, de acordo com a taxa do PSI praticada à época, que era inferior à taxa básica da economia (Selic). De acordo com o BNDES, o custo estimado para o Tesouro com o subsídio das operações atingiu R$ 693 milhões em valores corrigidos.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Todos os empréstimos foram concedidos por meio de operações indiretas automáticas, nas quais os recursos do BNDES são repassados aos clientes por bancos intermediários, que se encarregam de fazer a análise de risco e a contratação da operação de crédito. Segundo o BNDES, a divulgação da lista faz parte da política de transparência da atual direção do banco.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“[O PSI] foi uma política pública instituída por lei em 2009, operacionalizada pelo BNDES segundo condições estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, e as operações aqui detalhadas seguiram o arcabouço institucional vigente”, destaca a instituição.

Fonte: Agência Brasil

Comente