Secretário, esposa e empresário são presos por fraude em Guadalupe

Mais uma operação está sendo deflagrada pela Polícia Civil do Piauí. Agentes estão no município de Guadalupe, sul do Estado, para desarticular um esquema que teria desviado recursos públicos da prefeitura daquele município.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Denominada “Lixo de Ouro”, a ação tem o objetivo de coibir a prática de fraudes a licitação, corrupção passiva e ativa e falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Até o momento, o empresário Edvan Morais, o secretário de planejamento e gestão do município, Willames Bomfim e sua esposa, Vanessa Rodrigues, foram presos. Neste momento, a Polícia está cumprindo mandatos de busca e apreensão na Secretaria de Infraestrutura de Guadalupe.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Licitação fraudulenta
De acordo com a polícia, os suspeitos teriam fraudado um processo licitatório, favorecendo o secretário. As investigações apontam que a empresa vencedora era de propriedade da esposa de Willames, mas por ela ser da família não podia concorrer. Então, antes do processo, ela saiu da empresa e colocou o empresário Edvan Morais.
A licitação tinha como objeto a contratação de serviços de limpeza pública na cidade, com valor previsto em mais de R$ 1 milhão.
Prefeitura fazia a limpeza
Durante as investigações a polícia chegou à conclusão de que, na prática a prefeitura municipal vinha fazendo o serviço de limpeza pública, que deveria estar sendo realizado pela empresa.
O delegado Thiago Silva citou ainda o valor altíssimo que vinha sendo gasto. "Essa empresa recebia o valor para fazer a limpeza e quem fazia era a prefeitura. Além disso, o valor da licitação só nos primeiros sete meses foi de mais de R$ 1 milhão, valor altíssimo para coletar lixo em uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes", frisou.
Prisões e apreensões
Além do secretário e a esposa, além do empresário, que foram presos na cidade, a polícia também apreendeu documentos e objetos durante as buscas. Foram encontrados contratos, documentos e extratos bancários. Na casa do secretário a polícia também encontrou uma arma.
Os presos permanecem na sede da delegacia de Guadalupe e serão investigados.
Outro lado
O Portal R10 tentou contato com a prefeita do município, Neidinha (PSD), para que a mesma se manifeste sobre o assunto, mas não obteve sucesso até o momento do fechamento da matéria. O espaço permanece aberto para que a mesma se manifeste.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
