Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Sem 'boa reforma política', Bolsonaro disse que não disputará reeleição

Por Redação
Bolsonaro no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília Foto: Marcos Oliveira / Agência O Globo
Bolsonaro no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília Foto: Marcos Oliveira / Agência O Globo | O Globo

O presidente Jair Bolsonaro disse, em entrevista à revista "Veja" publicada nessa sexta-feira (31), que desiste de tentar a reeleição, caso Senado e Câmara aprovem mudanças como a diminuição do número de parlamentares . Na entrevista, Bolsonaro disse que "se a gente fizer uma boa reforma política, eu topo ir para o sacrifício e não disputar a reeleição".

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

"Porque um dos grandes problemas do Brasil na política é a reeleição. O cara chega ao final do primeiro mandato dele, ou ele quer continuar no poder, que lhe deu fama e prestígio, ou ele quer continuar porque se o outro, o adversário, assumir vai levantar os esqueletos que ele tem no armário. Existe isso no Brasil. Então o meu caso é o seguinte: com uma boa reforma política, que diminuiria o número de parlamentares de 500 para 400, entre outras coisas mais, eu toparia entrar nesse bolo aí de não disputar a eleição", comentou Bolsonaro.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Para líderes de partidos na Câmara, o próprio presidente deveria apresentar uma proposta de reforma política ao Congresso.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

"É muito difícil que um parlamentar vote contra um sistema que ele está acostumado. Há quatro ou cinco propostas diferentes de reforma política no Brasil e cada um defende a sua. Se o presidente tiver a ideia dele, deveria propor. Quem sabe assim não se vota algo", disse o líder do DEM na Câmara, Elmar Nascimento (BA).

O líder do Podemos, José Nelto (GO), diz que concorda com a redução de parlamentares e também defende que a proposta parta do presidente.

"É a frase mais prudente que ele falou desde que está à frente da presidência da República. Meu partido apoia totalmente, também nas assembleias e câmaras. Queremos fazer uma reforma geral, acabando com a reeleição e passando o mandato para cinco anos. Se ele fizer uma proposta dessa, o Congresso vai ficar com o povo ou contra o povo?".

Fonte: O Globo

Comente