Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Brasileirão começa hoje e tem o VAR como novidade

Por Redação
Foto: Reprodução/Ilustração
Foto: Reprodução/Ilustração | Portal News

A principal novidade do Campeonato Brasileiro desta temporada, que começa hoje (27), é a presença do VAR. Com a expectativa de diminuir os erros de arbitragem e deixar o resultado de campo "mais justo", o Campeonato Brasileiro inicia hoje uma nova era: a do árbitro de vídeo. O sistema será utilizado nos 380 jogos, mas a CBF admite que levará algum tempo até "cair no gosto" de clubes e torcida. O exemplo dos estaduais mostrou que ainda falta muito para que o desempenho do VAR seja próximo ao da Copa do Mundo da Rússia, no ano passado.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Os clubes paulistas entram na competição em situações distintas, mas, pelo potencial, sempre figuram como favoritos. O Palmeiras, campeão do ano passado, manteve boa parte do elenco e o técnico Luiz Felipe Scolari, sempre um reforço para as ambições do clube. O Corinthians, que começou o Paulista tomando sustos, subiu de produção e acabou como campeão do torneio. O São Paulo, vice no Estado, contratou o técnico Cuca e jogadores de projeção, como Alexandre Pato, Tchê Tchê e Vitor Bueno, além do meia Hernanes que já está desde o início da temporada. O Santos pouco investiu na contratação de atletas, mas trouxe o técnico argentino Jorge Sampaoli, com passagens pelas seleções do Chile e da Argentina.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Assim como ocorreu na temporada passada, o Brasileirão terá uma parada após a nona rodada para a realização da Copa América, que será sediada no país de 14 de junho a 7 de julho. Com isso, alguns clubes podem se beneficiar com a interrupção realizando uma inter temporada de treinamento. A ideia geral é conseguir uma boa arrancada no início do torneio e ganhar fôlego para a competição que vai até dezembro.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Implantado nas finais dos principais estaduais do país, o sistema de vídeo ajudou em alguns lances, mas não impediu protestos. Na finalíssima do Carioca, por exemplo, o primeiro gol do Flamengo sobre o Vasco saiu de lance iniciado com impedimento. No Gaúcho, um pênalti marcado para o Grêmio graças a uma imagem congelada no vídeo gerou protestos por parte do Inter. No Catarinense, o VAR foi acionado para avaliar se a bola cruzou a linha em um pênalti cobrado pela Chapecoense contra o Avaí, mas a imagem foi inconclusiva - a Chape quer anular a partida no tribunal.

Na CBF, o discurso é que os estaduais colaboraram para o uso do VAR no Brasileirão. "Foram um treinamento fundamental para que a gente conseguisse ter uma melhora da nossa performance no Campeonato Brasileiro", afirmou o novo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba. "Não podemos comparar a experiência de Copa do Mundo com a dos estaduais. Aqui estão experimentando pela primeira vez, lá tinha um quadro de árbitros de vídeo formado, eram todos especializados", comparou.

Gaciba admite que o sistema está sujeito a falhas: "O objetivo do árbitro de vídeo não é chegar a 100% de acerto. Ele tem que chegar o mais perto possível na questão da perfeição, mas perfeição não se alcança nunca".

 

Fonte: Portal News

Comente