Pesquisa revela ranking de violência física contra as mulheres no Nordeste

Uma pesquisa inédita realizada pela Universidade Federal do Ceará e o Instituto da Penha, faz ligação da violência doméstica no Nordeste do Brasil, com foco entre as gerações, Vulnerabilidades raciais e socioeconômicas e incidência sobre a saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A pesquisa foi financiada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e apoio do Instituto Avon. Sua divulgação marca a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A campanha traz para o Brasil o debate urgente sobre o investimento, a continuidade e o aperfeiçoamento de políticas e serviços essenciais a mulheres em situação de violência em apoio à implementação da Lei Maria da Penha.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Os dados apontados na pesquisa revelam que mais de 27% de todas as mulheres com idades entre 15 - 49 anos já foram vítimas de violência doméstica ao longo da vida, e 17, 27% das mulheres nordestinas foram agredidas pelo menos uma vez na vida.
As cidades mais violentas ao longo da vida das mulheres de acordo com o levantamento são Salvador com 19,76%, Natal 19,37% e Fortaleza com 18,97%.
Outro dado destacado é que as agressões, na maioria dos casos é cometida pelos ex parceiros (recentes) e pelo atual, apresentando pouca diferença nos números. Com o percentual maior para os ex parceiros.
Os dados fazem parte da Pesquisa Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que entrevistou 10 mil mulheres, representativas de 5 milhões de mulheres que vivem nas nove capitais do Nordeste.
Confira a pesquisa na íntegra:
Fonte: ONU Mulheres
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
