Desemprego cai, mas país ainda tem 13,1 milhões de pessoas sem trabalho

A taxa de desemprego caiu para 12,6% no trimestre encerrado em agosto, ante 13,3% no trimestre anterior, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (29), pelo IBGE. O número indica que 13,1 milhões de pessoas não conseguiram trabalho no período – uma queda de 658.000 em relação ao registrado no trimestre terminado em maio.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Na comparação com o mesmo trimestre de 2016, houve aumento tanto na taxa de desemprego (que era de 11,8% entre junho e agosto) quanto no número de desempregados (12 milhões)
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A queda no desemprego no trimestre encerrado em agosto foi puxada pela alta no trabalho informal e por conta própria, segundo os dados IBGE. Enquanto o número de trabalhadores formais permaneceu estável em relação aos três meses anteriores – 33,4 milhões – houve crescimento de na quantidade de trabalhadores sem carteira assinada – de 286.000 pessoas, para 10,8 milhões. E o número de trabalhadores por conta própria aumentou em 472.000 pessoas, para 22,8 milhões.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Desde janeiro de 2014, o IBGE passou a divulgar a taxa de desocupação em bases trimestrais para todo o território nacional. A nova pesquisa substitui a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que abrangia apenas as seis principais regiões metropolitanas, e também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anual, que produz informações referentes somente ao mês de setembro de cada ano.
Fonte: Veja
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
