Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Estudar por videoaulas ou pelos livros?

Por Professor / Coach
Foto: divulgação.
Foto: divulgação. | Autoria.

Os estudos por videoaulas e por livros (apostilas ou PDFs) são ambos muito utilizados e importantes desde que bem aproveitados. Para fazer uma comparação entre essas duas formas de estudos, vou usar uma analogia quer gosto muito: imagine que explorar o conhecimento através das videoaulas e das leituras seja como escolher entre duas sensações: voar ou mergulhar.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Explicando: na videoaula você faz um sobrevôo para ter a visão panorâmica da matéria (preparar a mente para aprender o conteúdo) ou para se recordar de maneira massiva um vasto conhecimento já adquirido. Nos livros você faz um mergulho direto para aprofundar os conteúdos de forma pontual, próxima e específica.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Para meus alunos e coachees, eu costumo sugerir que haja um bom senso nessa escolha, valendo como variáveis para tomar essa decisão desde um teste do perfil de aprendizagem (que costumo aplicar a eles), o tempo disponível até a prova, nível de confiabilidade e assimilação do material e também o conhecimento prévio das matérias do concurso.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Se ainda restar indecisão, costumo sugerir as  videoaulas para matérias novas ou que você tenha maior dificuldade e os livros para quem precisar deixar a matéria mais solidificada na memória.  Alguns professores e coaches sugerem ainda que se utilize asa videoaulas para as revisões após os estudos das vastas doutrinas ou para atualização das matérias doa cursos extensos como graduações e pós-graduações. Claro que essas indicações podem variar conforme seja o caso. 

Por fim, vale lembrar que essa escolha deve respeitar seu tempo, seu concurso, suas habilidades e principalmente o seu estilo pessoal de aprendiz.  

Bons estudos! 

Prof. Cleverson Moreira. 

Fonte: Autoria.

Comente