Livro sobre Direito Agrário é lançado na ESA/OAB-PI em Teresina

Na noite desta quinta-feira (4), o auditório da Escola Superior de Advocacia da OAB-PI foi palco do lançamento do livro “Direito Agrário: perspectivas e desafios contemporâneos”. A obra, organizada por Liliane Pereira Amorim, Karla Karoline Rodrigues Silva e Rafaela Oliveira de Souza, reúne artigos de pesquisadores e profissionais do Direito que abordam os novos cenários e dilemas relacionados ao campo jurídico agrário no Brasil.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O livro conta com a contribuição de:
Participe do nosso grupo: WhatsApp
-
Lorenna Carvalho de Brito Elvas
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
-
Deyse Pryscilla Liar Bandeira
-
Danielle Patrice Liar Bandeira
-
Cláudia Portela Lopes
-
Emmanuel Fonseca Souza
-
Thalya Lalessa da Silva Souza
-
Germano Coelho Silva Barbosa
-
Lesly Bombonato Ursini
-
Tamisa de Brito Bezerra Torres
-
Ludmilla Lopes dos Santos
-
Helvécio Santos Pinheiro Neto
-
Adriano Martins Holanda
-
Rodrigo de Lima Leal
-
Liliane Pereira de Amorim
-
Mariana Pereira Soares Freitas Louzeiro
Com a presença de advogados, acadêmicos, estudantes e representantes do setor, o evento destacou a relevância do debate sobre o Direito Agrário em um momento de profundas transformações sociais, econômicas e ambientais. Os capítulos da obra apresentam análises que vão desde questões fundiárias até políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural.
Para a organizadora da obra, Dra. Deyse Bandeira, o livro representa uma construção coletiva rica e comprometida com o avanço do direito agrário:
“É uma obra que tem muitas mãos e gente com muito conhecimento. Um trabalho construído com dedicação e responsabilidade com os temas abordados”, afirmou.
Dra. Liliane Amorim, uma das autoras, destacou a diversidade de temas presentes no livro:
“Essa obra reúne uma série de temáticas relevantes. Discutimos desde aspectos do agronegócio até questões complexas como o marco temporal. O livro é resultado de pós-graduação e pesquisas de profissionais que atuam diretamente com a segurança jurídica fundiária no Piauí. A satisfação é imensa, e esperamos que contribua tanto para estudantes quanto para profissionais da área.”
Também autora e presente no evento, Dra. Lorenna Elvas ressaltou a importância do conteúdo para a formação e o debate acadêmico:
Também autora e presente no evento, Dra. Lorenna Elvas ressaltou a importância do conteúdo para a formação e o debate acadêmico:
“É um momento muito importante. Convido todos a conhecerem essa obra, que aborda temas relevantes e atuais com base na origem do direito agrário. Trabalhei na parte de leitura e revisão, e acredito que ela enriquece a discussão sobre as políticas fundiárias. Espero que todos gostem e se inspirem.”
Entre os destaques do livro está um artigo dedicado à aplicação do princípio da duração razoável do processo nos procedimentos de regularização fundiária, tema essencial para garantir celeridade e efetividade nas políticas públicas do campo.
Para o autor Helvécio Pinheiro, o lançamento representa a concretização de um projeto sonhado:
“É a realização de um sonho. Uma obra escrita coletivamente por renomados autores, que hoje se materializa. Um livro que pretende engrandecer o direito agrário piauiense, destinado ao setor agro e às ciências agrárias do nosso estado.”
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
