Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Lula vai dar 1 botijão de gás a cada 2 meses para milhões de famílias

Por Victoria Régia
Agência Brasília
Agência Brasília | edro Ventura/ Agência Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte (MG), o programa Gás do Povo, que substituirá o modelo atual do Auxílio-Gás. A cerimônia acontecerá a partir das 10h no Aglomerado da Serra, maior conjunto de favelas da capital mineira, e contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O Gás do Povo prevê a entrega de um botijão de gás a cada dois meses para milhões de famílias, alcançando 15,5 milhões de domicílios e beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. O programa terá custo estimado de R$ 5,1 bilhões em 2026, ano eleitoral em que Lula tentará o quarto mandato. Serão adquiridos 58 milhões de botijões para atender a demanda.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Ao contrário do Auxílio-Gás, que repassava um valor em dinheiro equivalente a um botijão, o novo modelo garante a entrega direta do botijão. O crédito será proporcional ao número de pessoas na família e só poderá ser usado na compra do gás em revendedoras credenciadas. A validação do benefício ocorrerá pelo aplicativo da Caixa, que também permitirá que os beneficiários acompanhem a liberação de novas botijas e o local de retirada.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Segundo o governo, a mudança reduz custos de intermediação, amplia o alcance do benefício e corrige falhas do modelo anterior, que muitas vezes fornecia apenas metade do valor necessário para a compra do botijão.

As revendedoras interessadas em participar do programa serão credenciadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que definirá o preço teto pelo qual o botijão será vendido ao governo, com base na média regional. A cada dois meses, os beneficiários poderão retirar seu botijão gratuito apresentando seus dados do CadÚnico na revendedora credenciada.

O programa chega com a proposta de garantir segurança e previsibilidade na entrega do gás de cozinha, promovendo maior controle sobre o benefício e assegurando que todas as famílias recebam a quantidade adequada de acordo com sua composição familiar.

Comente