Senar prepara equipes regionais para levar práticas ESG ao campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, nos dias 28 e 29 de agosto, em Brasília, uma capacitação com representantes de 26 Administrações Regionais, para avançar no projeto Senar Serviços ESG. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos produtores rurais ferramentas que ampliem sua visão sobre o negócio, considerando as exigências de consumidores e mercados em relação à sustentabilidade.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
De acordo com o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, o ESG é um tema estratégico para o setor agropecuário. Ele destacou que muitas técnicas já utilizadas no campo são de carbono positivo e que o diferencial do projeto está na aplicação prática.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“O Senar Serviços ESG é feito para o produtor, algo que leva em conta a realidade da propriedade e transforma conceitos de sustentabilidade em resultados concretos no campo”, afirmou.
O diretor adjunto de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Nascimento, ressaltou que a iniciativa coloca o Brasil em posição de destaque no cenário internacional.
“Esse projeto faz com que o país se destaque na mitigação de gases de efeito estufa, trabalhando a conservação das áreas ambientais sem deixar de lado a parte produtiva e social, sempre com foco na sustentabilidade”, disse.
Na capacitação, o coordenador técnico do Senar, Adriano Pontes, explicou que o Senar Serviços é uma solução personalizada que apoia o produtor na gestão do negócio, com foco em áreas estratégicas como irrigação, mecanização, bioinsumos e agroindústria.
“O diferencial do Senar Serviços está na personalização. Cada produtor recebe um diagnóstico próprio, um plano sob medida e visitas periódicas que garantem evolução e segurança nas decisões.”
A assessora de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Bárbara Evelyn, lembrou que o Senar Serviços se diferencia da ATeG por atuar em linhas específicas e estratégicas.
“Enquanto a ATeG apoia diretamente a produção, o Senar Serviços atua em frentes estratégicas, ajudando o produtor a fortalecer áreas-chave do seu negócio e a alcançar maior eficiência e sustentabilidade.”
O Senar Serviços ESG seguirá uma metodologia baseada em diagnóstico, plano de ação, suporte, monitoramento e avaliação da evolução de indicadores, atendendo produtores de diferentes cadeias produtivas.
Da Regional Piauí, participaram da capacitação as assessoras técnicas da ATeG, Karinne Nascimento e Alane Guimarães, reforçando o compromisso do Senar/PI em levar soluções inovadoras e sustentáveis aos produtores piauienses.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
