ANEEL mantém bandeira vermelha patamar 2 em setembro e conta de luz terá cobrança extra

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira vermelha patamar 2 será mantida para o mês de setembro. Com isso, os consumidores continuarão pagando um adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia elétrica.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Segundo a agência, a decisão se deve às condições atuais dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que seguem abaixo da média histórica. O cenário exige o maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado, o que justifica a manutenção da cobrança extra.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Sistema de bandeiras tarifárias
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O modelo de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar ao consumidor o custo variável da produção de energia no Brasil. A sinalização é definida a partir de fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o uso de fontes renováveis e a necessidade de acionar termelétricas.
Com o sistema, o consumidor tem acesso em tempo real ao custo da energia, podendo ajustar seu consumo. Antes da implantação das bandeiras, os reajustes só eram aplicados uma vez por ano, sem indicar os períodos em que a energia estava mais cara.
A ANEEL reforçou a importância do uso consciente da eletricidade. Além de ajudar no controle das despesas, a economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
