Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Farmácias das UBS passam a ter QR Code para consulta de medicamentos

Por Bruna Dias
Farmácias das UBS passam a ter QR Code
Farmácias das UBS passam a ter QR Code | Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) implantou, nesta quarta-feira (27), uma nova ferramenta de transparência nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina. A partir de agora, os pacientes podem acessar, por meio de QR Codes afixados nas unidades, a lista atualizada de medicamentos da Atenção Básica, incluindo os disponíveis e os que estão em falta.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Para acessar a lista de medicamentos, basta o paciente abrir a câmera do seu celular (ou um aplicativo de leitura de QR Code, caso seu aparelho não reconheça automaticamente) e apontar a câmera para o QR Code disponível na UBS. Depois, tocar no link que aparecer na tela; ele levará você diretamente para o painel online da FMS com a lista de medicamentos da Atenção Básica.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Segundo a diretora de Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, a medida representa um avanço na gestão pública da saúde. “Essa ferramenta aproxima o cidadão dos serviços que ele utiliza. Com mais clareza sobre os medicamentos disponíveis, conseguimos promover um atendimento mais eficiente e transparente”, destacou.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população às informações sobre os insumos distribuídos pela rede pública e atender à Lei Municipal nº 6.201/2025, sancionada pelo prefeito Silvio Mendes. A legislação determina a obrigatoriedade da divulgação e atualização contínua da lista de medicamentos fornecidos pela FMS.

Para viabilizar a implementação da lei, o setor de Tecnologia da Informação da FMS desenvolveu um sistema específico de consulta. Analistas de sistemas trataram os dados e, com o apoio de ferramentas de Business Intelligence (BI) e inteligência artificial, criaram um painel interativo com linguagem acessível, disponível no site oficial da Fundação.

Comente