PF deflagra 'Operação Esteio' contra fraudes milionárias em aposentadorias rurais

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (27), a Operação Esteio com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes milionárias na concessão de aposentadorias rurais, por meio da falsificação e uso de documentos públicos falsos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Teresina, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal da capital piauiense. A ação é resultado da Força-Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal (PF/MJSP) e pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP/MPS).
Participe do nosso grupo: WhatsApp
As investigações tiveram início a partir da análise do material apreendido na Operação Bússola, que revelou a atuação de seis novos integrantes no esquema criminoso: um servidor do INSS, dois advogados, dois falsários e um agente financeiro.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Segundo a PF, o grupo fraudava requerimentos de benefícios previdenciários utilizando documentos falsos. Os pedidos eram direcionados a servidores envolvidos no esquema, que autorizavam a concessão de forma irregular.
Até o momento, foram identificados 93 benefícios de aposentadoria rural concedidos de forma fraudulenta, resultando em um prejuízo superior a R$ 6 milhões ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), valores já sacados.
A Justiça Federal determinou ainda a suspensão do servidor público acusado de participação nas fraudes.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
