Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Alepi autoriza viagem internacional do governador Rafael Fonteles à China e Alemanha

Por Victoria Régia
Gov-PI
Gov-PI | Gabriel Paulino

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) autorizou, nesta segunda-feira (25), a viagem oficial do governador Rafael Fonteles (PT) à China e à Alemanha. A autorização foi lida durante o pequeno expediente da sessão plenária e permite a ausência do chefe do Executivo estadual do país no período de 5 a 14 de setembro deste ano.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

De acordo com o expediente encaminhado pelo Palácio de Karnak ao Legislativo, a missão internacional contempla compromissos oficiais nas cidades de Xiamen e Shenzhen, na China, e em Berlim, na Alemanha. A proposta, segundo Fonteles, tem como objetivo principal consolidar parcerias estratégicas e ampliar a articulação institucional e econômica em setores de relevância global.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Agenda internacional: investimentos e inovação

A programação prevê a participação do governador na 25ª Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (CIFIT), em Xiamen, um dos maiores eventos do gênero na Ásia. Ainda no país asiático, ele terá encontros com lideranças empresariais e autoridades locais em Shenzhen, polo global de tecnologia e inovação, onde pretende buscar novas oportunidades de cooperação nos setores de tecnologia, inovação e serviços digitais.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Já na capital alemã, Fonteles terá compromissos com foco em educação e formação técnica. Ele deve se reunir com os alunos da rede estadual de ensino do Piauí que participam de um curso no Motion Lab Berlin, oferecido como prêmio pela conquista no Seduckathon 2025, iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Tramitação e justificativa

A autorização segue a exigência constitucional que determina a necessidade de aval do Legislativo estadual sempre que o governador se ausentar do país por mais de cinco dias. A solicitação tramitou de forma protocolar e não enfrentou resistência entre os parlamentares.

A Alepi agora aguarda o envio do relatório oficial da missão, que deve ser apresentado pelo governo estadual após o retorno da viagem, conforme prevê o regimento interno da Casa.

Comente