Imepi apreende balanças em comércios e feiras na zona norte de Teresina

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu mais sete balanças de pesagem, nesta sexta-feira (22), durante fiscalização em comércios e feiras-livres da Zona Norte de Teresina.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
As balanças apreendidas não possuem modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e estavam lesando os consumidores na hora da pesagem dos produtos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo o coordenador do setor da Qualidade, Newton Júnior, a ação ocorre em parceria com Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e agentes da polícia civil. “Essas balanças apreendidas não contam com lacre ou possuem divergências na hora da pesagem do produto”, explicou.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A fiscalização faz parte do Plano Nacional de Vigilância do Mercado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), realizado em todo Brasil, durante o mês de agosto, em alusão ao dia do feirante (25). Somente nesta semana, fiscais do órgão apreenderam mais de 50 balanças em Teresina.
Uma balança pode ser considerada pirata quando as informações estão em língua estrangeira ou o material não conta com o selo de verificação do Inmetro. Durante a vistoria, os fiscais do órgão realizam uma série de testes de pesagem para comprovar se a balança é falsa ou verdadeira.
A fiscalização segue até este sábado (23). Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvidas, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921 ou por meio do Aplicativo Fala Consumidor, disponível para baixar nas lojas de aplicativos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
