Governo lança sistema de videomonitoramento com inteligência artificial

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, lançaram neste sábado (16), durante as comemorações dos 173 anos de Teresina, o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA) e inauguraram o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O investimento ultrapassa R$ 23 milhões e a solenidade ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O SPIA inicia suas operações com 629 postes inteligentes espalhados por Teresina, equipados com mais de 1.200 câmeras de última geração em funcionamento 24 horas por dia. Integradas às câmeras já existentes, o sistema passa a contar com mais de 3.500 unidades conectadas em todo o estado.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo Rafael Fonteles, o sistema é um marco para a segurança pública do Piauí.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Segurança se faz com inteligência, tecnologia, integração das forças policiais e, portanto, com investimentos nesse sistema de videomonitoramento moderno, viabilizado a partir de recursos do Governo do Estado, sobretudo de uma emenda do senador Marcelo Castro. É mais um passo nessa direção de fortalecer a inteligência da segurança pública do Piauí”, destacou o governador.
Tecnologia avançada
O SPIA conta com reconhecimento facial, leitura automática de placas, visão noturna por infravermelho, zoom de longo alcance e análise de comportamento. As imagens são processadas por um supercomputador da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), capaz de acompanhar alvos a até 2,9 km de distância.
“Essas câmeras, que se somarão às já existentes em setores como educação, saúde e, em breve, particulares, nos ajudarão a aperfeiçoar o sistema e a melhorar o combate à criminalidade, principalmente os crimes violentos patrimoniais e contra a vida”, afirmou o secretário Chico Lucas.
Além disso, 16 totens de emergência foram instalados em pontos estratégicos de Teresina. Eles possuem botão de pânico e câmera Speed Dome, permitindo que cidadãos acionem diretamente a polícia em situações de risco.
Centro Integrado de Comando e Controle
O CICC reúne todas as imagens e informações coletadas pelo SPIA. No local, também serão centralizados canais de contato com a população, como o 190, o B.O. Fácil e os totens interativos, além da radiocomunicação das forças de segurança.
“Qualquer local que tenha uma câmera inteligente poderá se conectar ao CICC. Assim, em caso de sinistro, veículo roubado ou foragido tentando acessar o local, conseguiremos enviar de imediato a viatura mais próxima, já que hoje temos a localização embarcada de todas as viaturas”, explicou o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.
Próximos passos
As próximas etapas incluem a instalação de um CICC em Parnaíba e a integração do sistema a câmeras de municípios como Campo Maior e Piripiri, além de equipamentos particulares.
As iniciativas fazem parte do Pacto pela Ordem, programa da SSP-PI voltado à prevenção e ao combate ao crime, reforçando a cidadania e a defesa social no estado.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
