Teresina será palco do IV Berimbau de Renda, evento que valoriza mulheres capoeiristas

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2025, Teresina será o cenário da IV Edição do Berimbau de Renda – Festival Feminino de Músicas de Capoeira, evento que destaca e fortalece o protagonismo das mulheres capoeiristas em todo o Brasil. O festival reúne composições autorais de capoeira criadas exclusivamente por mulheres, abrindo espaço para novas vozes e valorizando a presença feminina nas rodas de capoeiragem.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Idealizado para promover visibilidade e reconhecimento, o Berimbau de Renda também oferece uma programação diversificada, com oficinas, rodas, bate-papos e mesas de conversa, estimulando reflexões sobre equidade de gênero e pautas transversais que dialogam com o universo da capoeira. O evento conta com a parceria do Comitê de Cultura do Piauí, fortalecendo a iniciativa e ampliando seu alcance cultural.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Para a organização, o evento representa a continuidade de um trabalho persistente, que vem gerando encontros e fortalecendo redes entre mulheres capoeiristas. “Ainda não é um caminho totalmente tranquilo, mas estamos construindo rodas mais acolhedoras, onde as mulheres possam se expressar e ocupar seu espaço com liberdade”, afirma a idealizadora.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Wilena Weronez/Instrutora Nirvana, idealizadora do Berimbau de Renda, destaca que o projeto nasceu como uma iniciativa pessoal, mas se transformou em um movimento coletivo. “É, principalmente, um movimento de olhar coletivo! Ao longo de suas edições, tornou-se um espaço de valorização de vivências femininas e, em especial, da voz de mulheres que cantam nas rodas de capoeira”, afirma.
Capoeira feminina no Piauí
No Piauí, a capoeira feminina vem conquistando cada vez mais espaço, com a atuação de mestras, professoras e alunas que desafiam padrões históricos e ocupam posições de liderança. Grupos espalhados por diversas cidades do estado têm incentivado a participação das mulheres, promovendo eventos, oficinas e rodas inclusivas. Essa mobilização fortalece não apenas a prática esportiva e cultural, mas também a luta por igualdade de gênero dentro da capoeira, servindo de inspiração para novas gerações.
A participação no festival é mediante inscrição prévia, garantindo que as atividades sejam vivenciadas de forma mais integrada e acolhedora entre as/os pessoas participantes, ou seja, homens e mulheres podem fortalecer a capoeira no evento.
Fonte: Mallu Mendes
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
