Alepi sedia seminário estadual para discutir novo Plano Nacional de Educação

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza, na próxima segunda-feira (11), às 9h, no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, o Seminário Estadual do Piauí para discutir o Plano Nacional de Educação - Decênio 2024-2034 (PL 2614/2024). O evento integra uma série de encontros promovidos pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que percorre os estados em busca de contribuições para o novo texto do PNE. O Piauí será o 18º estado a sediar o seminário.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A proposta do evento é reunir a sociedade civil, trabalhadores da educação, gestores públicos e especialistas para debater os principais desafios e metas para a próxima década da educação brasileira. A iniciativa é dos deputados federais Átila Lira (PP-PI) e Moses Rodrigues (União Brasil-CE), relator do projeto no Congresso Nacional.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Entre os temas centrais do novo PNE estão a valorização do magistério, o financiamento da educação básica, o acesso ao ensino técnico e superior, e a inclusão de estudantes com deficiência.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Debate sobre inclusão escolar volta à pauta com força
Um dos pontos mais sensíveis da proposta do novo Plano Nacional de Educação, e que já foi tema de reportagem do Portal R10, trata da manutenção de alunos com deficiência, como crianças autistas, em salas de aula regulares. O texto em debate mantém a meta da inclusão ampla, mas enfrenta críticas e preocupações de mães, educadores e especialistas, que relatam a falta de estrutura adequada, formação docente e acompanhamento especializado.
Na série de entrevistas realizada pelo Portal R10, mães relataram sentimentos de impotência e frustração diante da ausência de apoio real nas escolas. Professores, por sua vez, destacaram os desafios para manter o ritmo da turma, lidar com crises emocionais e adaptar o conteúdo pedagógico sem formação específica.
"Dizem que meu filho tem o direito de estar na escola regular. Mas cadê o professor de apoio? Cadê o preparo da equipe? Na prática, ele está só", desabafou uma mãe ouvida pela reportagem.
"Não somos contra a inclusão, somos contra o abandono institucional. Estamos sobrecarregados e sem capacitação", afirmou uma professora da rede municipal de Teresina.
A participação no seminário da Alepi é uma oportunidade para que essas vozes sejam ouvidas pelos parlamentares que têm a responsabilidade de definir as diretrizes da educação nacional para os próximos dez anos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
