Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Com apoio de Dr. Marcos Kalume, Piauí avança no combate à seca com o Capacita+

Por Cristina
|

O município de Floriano recebeu nesta quinta-feira (24) uma importante iniciativa de combate à seca: o Capacita+, programa da Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec) que visa qualificar gestores, secretários e técnicos municipais para uma atuação mais eficiente frente aos efeitos da estiagem. A ação acontece em um momento estratégico, alinhada à recente implementação da Lei nº 8.235/2023, de autoria do deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), que institui o “Agosto Cinza”, mês voltado à conscientização, prevenção e combate a queimadas e incêndios no estado.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A capacitação, pioneira no Piauí, aconteceu no Instituto Federal do Piauí (IFPI), reunindo dezenas de representantes de prefeituras da região. Entre os temas abordados estavam o uso adequado do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), a elaboração de decretos de emergência e a operação Carro-Pipa, essencial para o abastecimento de água em áreas atingidas pela seca.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

As atividades foram conduzidas por Jorimar Gomes, da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, que destacou a importância de os municípios compreenderem os trâmites do S2ID para solicitar recursos com mais agilidade. Também participaram o Coordenador de Reconhecimento Federal da Defesa Civil Nacional, Frederico Santana, e a diretora da Defesa Civil Estadual, Yvana Dantas, que reforçou a necessidade de fortalecer as Coordenadorias Municipais.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“Precisamos garantir que os gestores saibam como acessar os programas federais. O correto uso do S2ID é fundamental para inclusão na Operação Carro-Pipa e para acelerar as ações de resposta”, afirmou Yvana.

O Capacita+ não apenas oferece ferramentas práticas, mas simboliza um avanço na gestão de crises climáticas. A presença de gestores e técnicos comprometidos demonstra o empenho coletivo em levar água, dignidade e estrutura para quem mais precisa.

Quem acompanhou de perto o evento destacou a importância da iniciativa:

“Ver nossos profissionais se preparando para lidar com os desafios da estiagem, aprendendo sobre o uso do S2ID e a Operação Carro-Pipa, me enche de orgulho e esperança. Quando o conhecimento chega antes da emergência, a resposta é mais rápida, mais humana e mais eficiente”, afirmou um dos participantes.

O Capacita+ traduz o verdadeiro sentido do trabalho da Defesa Civil: antecipar demandas, capacitar os municípios e agir com rapidez e eficiência diante dos impactos climáticos. Ao reforçar a atuação local, o programa garante que nenhum piauiense sofra por falta de água — um compromisso que salva vidas e fortalece o desenvolvimento sustentável.

Comente