Governo inaugura Estação Itararé e anuncia investimento de R$ 531 milhões no Metrô de Teresina

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou na última segunda-feira (14) a Estação Itararé, ponto final do Metrô de Teresina, marcando o início de um ambicioso projeto de modernização do transporte ferroviário da capital. Com um investimento total de R$ 531 milhões — provenientes de recursos estaduais (via empréstimo da Caixa Econômica Federal) e federais —, a obra é considerada o maior aporte já feito em mobilidade urbana em Teresina.
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As melhorias no sistema incluem a substituição e/ou reforma de 11 estações existentes, a construção de três novas, a duplicação da linha, aquisição de três novos veículos leves sobre trilhos (VLTs), rebaixamento dos trilhos na Avenida Higino Cunha, reforma da oficina de manutenção e construção de um moderno Centro de Controle de Operações (CCO), que permitirá o monitoramento em tempo real do trajeto dos trens.
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Modernização deve multiplicar número de usuários
Segundo o governo, a reestruturação completa do metrô deve reduzir o tempo total do percurso de uma hora para apenas 25 minutos. Além disso, a expectativa é de que o número de passageiros transportados diariamente salte de 5 mil para 50 mil usuários.
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Durante a inauguração, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento das cidades. “Transporte público é cada vez mais prioridade nas regiões metropolitanas. Por isso, o Governo do Estado e o governo do presidente Lula estão dando a sua contribuição”, afirmou.
O presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins, reforçou o papel estratégico do modal. “As obras de modernização do Metrô de Teresina estão bem avançadas e dentro do cronograma. Um transporte barato, seguro e de excelente qualidade”, disse.
Etapas da obra
Primeira etapa (em andamento)
Sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), a primeira fase prevê a substituição de trilhos e dormentes, além da reconstrução ou reforma das estações Itararé (já inaugurada), Renascença, Boa Esperança e Alberto Silva (localizada no centro da cidade). Esta fase tem investimento de R$ 193 milhões, via financiamento da Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades. A previsão é que seja concluída até o primeiro semestre de 2026.
Segunda etapa
Já a segunda fase, sob comando da CFLP, contará com aporte de R$ 351 milhões — sendo R$ 237,7 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 113,3 milhões do Governo do Estado. As ações incluem a duplicação da linha férrea, reforma ou reconstrução de sete estações (Matinha, Frei Serafim, Piçarra, Ilhotas, São João, Parque Ideal e Dirceu II), além da construção de novas estações nos bairros Mafuá e Todos os Santos. Uma passarela sobre o Rio Poti também será construída para passagem do metrô.
Expansão e novos VLTs
O projeto contempla ainda a aquisição de três novos VLTs, que se somarão aos três atualmente em operação. As unidades já foram compradas e devem chegar ao Piauí até o fim do primeiro semestre de 2026. Além disso, o governo está investindo R$ 45,6 milhões em estudos para expandir o metrô até a cidade de Altos, localizada a 40 km da capital. A primeira etapa da ampliação prevê levar o transporte até a comunidade Atalaia, e os recursos para essa fase devem ser pleiteados junto ao Governo Federal, por meio do novo PAC.
Outros R$ 50 milhões serão investidos em 2026 na elaboração de projetos para levar o metrô às zonas sul, norte e leste de Teresina.
Tarifa zero desde janeiro
Desde janeiro de 2025, o Metrô de Teresina opera com tarifa zero. A medida, segundo o governador, busca democratizar o acesso ao transporte público e estimular a economia local. “Do mesmo jeito que escola e hospital têm que ser de graça para o povo, transporte coletivo é tarifa zero aqui em Teresina e vai continuar sendo zero”, declarou Rafael Fonteles.
O governador também argumentou que o aumento no fluxo de pessoas para o centro comercial contribui para o fortalecimento da economia local. “Esse dinheiro vai para o comércio, para a economia. Então ele termina voltando de outras formas a partir do giro da economia para a arrecadação do Estado”, completou.
Estações reformadas ou em construção
Estações reformadas ou que serão reconstruídas:
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Itararé (inaugurada)
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Renascença
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Boa Esperança
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Eng. Alberto Tavares Silva (Shopping da Cidade)
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Matinha
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Frei Serafim
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Piçarra
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Ilhotas
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São João
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Parque Ideal
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Dirceu II
Novas estações:
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Colorado (inaugurada, mas ainda sem funcionamento)
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Mafuá
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Todos os Santos
Com essas intervenções, o Metrô de Teresina se prepara para se tornar um dos sistemas de transporte público mais modernos do Nordeste, promovendo integração, acessibilidade e eficiência para milhares de piauienses.
Fonte: Gov-PI
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