Piauí registra abertura de mais de 21 mil empresas no primeiro semestre de 2025

O primeiro semestre de 2025 apresentou um saldo positivo na formalização de novos negócios no Piauí. De janeiro a junho, foram abertas 21.088 empresas no estado, o que representa um crescimento de 29,03% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 16.344 novos empreendimentos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), entre as empresas formalizadas neste ano, 15.303 correspondem a microempreendedores individuais (MEIs) registrados pela Receita Federal. Já 5.785 empresários se formalizaram diretamente por meio da Jucepi.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comemorou os avanços e ressaltou a importância da tecnologia para o desenvolvimento do ambiente de negócios no estado. “Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo de modernização e integração entre os órgãos. O Piauí tem se destacado nacionalmente por oferecer um ambiente mais ágil, seguro e favorável ao empreendedor. Isso representa mais oportunidades, geração de renda e desenvolvimento econômico para o nosso estado”, disse a gestora.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Entre os setores que mais buscaram formalização, destaca-se o comércio (34,40%), transporte, armazenagem e correio (11,86%), e os ramos de alojamento e alimentação (8,91%), refletindo uma tendência de fortalecimento das atividades essenciais e de serviços no estado.
Tempo recorde na abertura de empresas
Em junho, o estado bateu o próprio recorde e permaneceu em primeiro lugar no ranking nacional da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), posição que tinha alcançado no mês anterior, mas agora com um tempo médio total recorde de 5 horas e 37 minutos para abertura de empresas, considerando a participação dos municípios no processo.
Este resultado é atribuído à modernização dos serviços e ao avanço da digitalização da Jucepi na gestão do governador Rafael Fonteles. Graças à simplificação de processos, a Jucepi alcançou, em maio deste ano, o tempo médio de 16 minutos para o registro de empresas, o menor tempo já obtido no estado.
Fonte: Governo do Estado
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
