Ciro Nogueira acusa Lula de hipocrisia ao criticar Trump: 'Cara de pau'

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) voltou a criticar a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em temas internacionais. Em vídeo divulgado nesta terça-feira (8), o parlamentar acusou o presidente de agir com "dois pesos e duas medidas" ao reprovar as falas de Donald Trump sobre Jair Bolsonaro e, ao mesmo tempo, manifestar apoio à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, condenada por corrupção.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A declaração de Nogueira vem na esteira da recente repercussão do comentário de Trump, que afirmou em suas redes sociais que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma "caça às bruxas" e que o povo brasileiro não aceitaria perseguições contra o ex-presidente e sua família. Lula reagiu com firmeza, classificando a fala como interferência estrangeira e um desrespeito à soberania do Brasil. Segundo o presidente, o país possui instituições sólidas e ninguém está acima da lei, especialmente aqueles que atacam a democracia.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Ciro, no entanto, questionou a coerência de Lula. “Soberania nacional só vale quando interessa ao Lula, até para defender criminoso. Na Argentina, Lula não tem problema de se meter no país dos outros e dizer que uma ex-presidente está sendo perseguida pela justiça”, disse. Ele se referia à visita de Lula a Cristina Kirchner, na qual o presidente exibiu um cartaz com a frase “Cristina libre”, em solidariedade à aliada política.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Kirchner cumpre pena de seis anos em prisão domiciliar por corrupção, mas recebeu Lula com autorização judicial. Para Ciro Nogueira, o gesto escancarou a contradição: “Mas aqui, quando Trump mostrou a realidade que todo mundo assiste, que é a perseguição ao presidente Bolsonaro, aí o Lula diz que é violação da soberania. É muita cara de pau.”
A crítica do senador piauiense aprofunda ainda mais a polarização no debate político nacional, evidenciando os embates ideológicos e diplomáticos envolvendo lideranças da América Latina e dos Estados Unidos. Enquanto Lula tenta reforçar laços com governos de esquerda e se posiciona como defensor da democracia, opositores como Ciro Nogueira veem seletividade e oportunismo nas suas manifestações internacionais.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
