Teresina recebe 13 mil doses da vacina contra a dengue e amplia público-alvo

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) destinou 13 mil novas doses da vacina contra a dengue para o município de Teresina, que passou a incluir, a partir desta terça-feira (1º), adolescentes de 14 anos como público-alvo da campanha de imunização.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“A vacinação será em livre demanda em todas as UBS, tanto para a primeira dose em adolescentes de 14 anos como para adolescentes que estejam com a segunda dose da vacina em atraso”, explica Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A medida visa ampliar a cobertura vacinal e reduzir a hospitalização pela dengue na capital, já que das cerca de 57 mil crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de internações por dengue, pouco mais de 14 mil foram vacinadas.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e será administrada por via subcutânea. Podem receber a vacina adolescentes de 14 anos que apresentem documento com CPF ou cartão do SUS. O cartão de vacinação é desejável, mas não obrigatório.
Vale ressaltar que a vacina é contraindicada para gestantes, lactantes, imunossuprimidos, pessoas com HIV sintomático ou imunodeficiência, além de menores de 4 anos e maiores de 60. Quem teve dengue recentemente deve esperar seis meses para iniciar a imunização.
“Reforçamos a importância da adesão à vacinação como estratégia essencial para o enfrentamento da dengue, por isso orientamos que a população busque pelas UBS mais próximas das suas casas para garantir a imunização no prazo adequado”, conclui Bárbara Pinheiro.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
